5º lote de restituição do IR 2023 vem aí; saiba todos os detalhes

Consulta deverá ser feita a partir de sexta-feira no site da Receita Federal

21/09/2023 07:40

A Receita Federal está prestes a disponibilizar a consulta ao quinto e último lote de restituições do Imposto de Renda de pessoas físicas em 2023 (IR 2023) a partir de sexta-feira, 22. Para aqueles que têm direito a receber a restituição, mas ainda não viram o valor creditado em suas contas nos lotes anteriores, é crucial permanecerem vigilantes.

5º lote de restituição do IR 2023 vem aí; saiba todos os detalhes
5º lote de restituição do IR 2023 vem aí; saiba todos os detalhes - Joédson Alves/Agência Brasil

Para verificar o status da restituição do IR 2023 que aguardam, os contribuintes devem recorrer ao site oficial da Receita Federal ou ao aplicativo da Receita, compatível com tablets e smartphones, a partir da próxima sexta-feira. Todas as restituições são direcionadas para as contas bancárias especificadas pelos contribuintes durante o processo de preenchimento da declaração de imposto de renda.

Os pagamentos das restituições do IR 2023 foram iniciados em 31 de maio, abrangendo quatro lotes até o momento. Importante ressaltar que o valor pago é sempre ajustado de acordo com a Taxa Selic. Aqueles que ainda não receberam nenhuma restituição devem entrar em contato com a Receita Federal para investigar possíveis pendências em sua situação.

No caso de estar na lista de beneficiários, mas o valor não ter sido creditado na conta previamente indicada durante a declaração, é necessário entrar em contato com o Banco do Brasil (BB). Nesse contexto, os contribuintes podem agendar o depósito em qualquer conta bancária de sua titularidade, bastando ligar para a Central de Relacionamento do BB nos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial para deficientes auditivos).

Aqueles que não receberam a restituição do IR 2023 e não efetuaram a solicitação após um ano devem fazê-lo por meio do Portal e-CAC. Para isso, basta acessar a seção “Declarações e Demonstrativos”, seguida pela opção “Meu Imposto de Renda”, e, por fim, clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.