Bienal de Arquitetura promove intervenções na cidade
Exposições vão ocupar a OCA e diversos espaços da capital e interior
A partir do dia 1° de novembro, terça feira, estará em cartaz no prédio da OCA, no Parque do Ibirapuera, a 9ª Bienal Internacional de Arquitetura (BIA). O tema deste ano é “Arquitetura para todos – construindo cidadania” e como não poderia deixar de ser, o evento trará também inúmeras intervenções e instalações espalhadas pela cidade.
Ao todo serão expostos cerca de 400 projetos realizados em mais de 30 países e 20 estados brasileiros, divididos em 20 exposições. A OCA receberá também oficinas de projetos e ateliers internacionais, além de 13 seminários técnicos, 11 fóruns de debate, lançamentos de livros e exibições diárias de filmes no festival “Cinema e Arquitetura”.
Pelas ruas de São Paulo
Enquanto a exposição estiver em cartaz, as estações do metrô Sé, República, Tamanduateí e Vila Prudente abrigarão exposições relacionadas ao impacto do metrô na vida das pessoas e na organização da cidade. Já as estações Luz, República, Paulista, Pinheiros, Tamanduateí e Vila Prudente foram escolhidas como “espaços de conexão”, exemplos da conectividade gerada pelo Metrô, que farão parte do evento.
- Clara Haddad faz contação de história única em São Paulo
- Dicas para curtir ainda mais a cidade de São Paulo
- Seminário de arquitetura discute transformação criativa das cidades
- Arquitetura histórica interage com obras da 31ª Bienal de São Paulo
Outra atividade que será promovida no decorrer da exposição é o Roteiro Paulistano da 9ª BIA, que percorre espaços significativos para a compreensão prática do tema da mostra. Por meio de votação, o público também poderá participar da construção do trajeto, completando a lista de 30 pontos. Já a praça Victor Civita deverá abrigar a escultura “Cidade Suspensa” e o Centro Cultural São Paulo, a exposição Baukultur: A cultura da Construção, tema do pavilhão da Alemanha na Bienal.