ALERTA: criminosos aplicam golpe usando Desenrola Brasil
É preciso muita atenção para não cair em ciladas de golpistas
O Programa Desenrola Brasil, que começou a operar em 17 de julho, para ajudar milhares de brasileiros a limparem o nome e retomarem o crédito no mercado, tem sido usado por golpistas. Desta forma, muitos brasileiros têm sido prejudicados com fraudes e, ao invés de limparem seus nomes, estão tendo seus dados roubados e mais dor de cabeça.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta que os brasileiros que querem utilizar o programa para sair das dívidas, devem procurar informações dentro dos canais oficiais dos bancos que estão participando do programa.
“É muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e patrocinados em sites de busca. Faça você mesmo o contato com o seu banco. Fique atento para que não sejam aceitas propostas de envio de valores com a finalidade de garantir melhores condições de renegociação das dívidas. Reforçamos que somente é possível renegociar as dívidas nos canais oficiais dos bancos”, disse à Agência Brasil, Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
- Desenrola Fies: Saiba como renegociar sua dívida
- Desenrola Fies é prorrogado
- Governo prorroga prazo para Desenrola Fies
- MEI enfrenta taxa de juros de 44% ao ano, valor 4x maior que a Selic
Pesquisa aponta mais de 1.000 fraudes usando o Desenrola Brasil
Conforme informações divulgadas pelo InfoMoney, foram mais de 1.048 fraudes envolvendo o Programa Desenrola Brasil, entre os dias 19 e 21 de julho. Todas as fraudes vieram de redes sociais, conforme pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Por isso, é fundamental que as pessoas que querem renegociar dívidas pelo Programa Desenrola Brasil, não cliquem em links que estão sendo divulgados em redes sociais.
Dicas de como diferenciar sites legítimos de sites fakes
1. A principal dica é: verifique atentamente o endereço do site. Muitas vezes, o golpista usa domínios com grafia parecida com a empresa pela qual ele está tentando passar
2. Nunca clique em links em e-mails, SMS, WhatsApp ou resultado de site de busca. Digite o endereço da empresa direto no navegador
3. Verifique o layout – se há erros de grafia, uso excessivo de maiúsculas ou caracteres especiais, layout mal formatado
4. Cuidado com selos de segurança– em alguns casos, o golpista usa de elementos visuais que passam confiança como selos de segurança.
O que é o Programa Desenrola Brasil?
O Programa Desenrola Brasil foi lançado pelo Governo Federal com o objetivo de ajudar os brasileiros a limparem seus nomes, negociando dívidas que tenham sido contraídas após 1 de janeiro de 2019 e inscritas em cadastro de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022.
Tendo começado a operar agora em julho, o programa prevê três fases. As duas primeiras começaram no dia 17 de julho, com desnegativação de dívidas de até R$ 100 reais e renegociação de dívidas bancárias, podendo beneficiar mais de 30 milhões de pessoas.
São duas faixas de brasileiros que poderão ser beneficiadas com o Desenrola Brasil:
Faixa 1: Devedores pessoas físicas com renda bruta mensal de até 2 (dois) salários mínimos ou que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Faixa 2 : Pessoas físicas, com dívidas financeiras negativadas até 31 de dezembro de 2022, e renda de até R$20.000,00. Os bancos oferecerão a possibilidade de renegociação de dívidas diretamente aos seus clientes pessoas físicas, por meio de seus canais próprios.