Alunos do Colégio Militar de BH passam mal após horas de treinamento

Estudantes estavam em treinamento intensivo para recepcionar o ministro da Defesa, Braga Netto, que é ex-aluno da escola

11/09/2021 11:28

Um treinamento intensivo realizado na manhã desta quinta-feira, 9, no Colégio Militar de Belo Horizonte fez com que cerca de 20 alunos, entre 11 e 18 anos de idade, passassem mal.

O Colégio Militar fez com que os estudantes permanecessem por mais de três horas sob sol forte para que recepcionassem o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, ex-aluno da escola, em uma cerimônia que acontece neste sábado, 11.

Ministro da Educação grava vídeo tosco para vender escola militar

Alunos passam mal em Colégio Militar de BH após treinamento intensivo para visita do ministro da Defesa
Alunos passam mal em Colégio Militar de BH após treinamento intensivo para visita do ministro da Defesa - Gabriele Lanza/TV Globo

Ao G1, uma aluna que não quis ser identificada disse que toda a situação foi muito desconfortável. “Estava muito seco e o sol estava cada vez mais quente. Então, muitos alunos acabaram passando mal porque a gente fica o tempo todo em pé fazendo sentido, escutando as orientações. Então foi desconfortável para muita gente, principalmente pros menores do sexto e sétimo ano”, disse.

Pais dos estudantes afirmaram que protocolos sanitários também foram descumpridos, já que os alunos bebiam água direto no bebedouro, o que é proibido, pelo risco de contágio do novo coronavírus. Em outro momento, as crianças seguravam armas. Segundo fontes internas do colégio, são carabinas descarregadas.

Professor de colégio militar de GO humilha aluna durante aula online

Segundo as denúncias feitas por funcionários do colégio, pais e alunos, o responsável por impor esse treinamento excessivo é o diretor do colégio, coronel Régis Rodrigues Nunes. Professores civis e militares disseram que ele foi autoritário com as crianças. Em uma gravação, o coronel reclama que os alunos não se mantiveram em posição de sentido.

“Ação dos alunos aqui e qual o motivo pelo qual eles saíram de forma? Depois me passa, o que que tá acontecendo? É falta de café, o que que é?”, teria dito o diretor em áudio.