Alunos dizem que ESPM proibiu protestos em evento com Temer

Em nota, a faculdade desmentiu a proibição das manifestações e afirmou que apenas alertou os alunos sobre a alteração da rotina dentro do local

04/05/2018 10:47 / Atualizado em 05/05/2020 10:28

Em protesto, os estudantes colaram lambes na rua da faculdade
Em protesto, os estudantes colaram lambes na rua da faculdade

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) divulgou uma nota informando aos alunos que o presidente Michel Temer participará de um evento na faculdade nesta sexta-feira, dia 4. No comunicado compartilhado pela página no Facebook do Diretório Acadêmico Guerreiro Ramos ESPM, a instituição ainda teria declarado que protestos não serão tolerados dentro do prédio.

A ESPM desmentiu a proibição das manifestações e afirmou que apenas alertou sobre a alteração da rotina dentro da escola e no trânsito da rua onde está localizado o campus. “Em momento algum, a instituição restringe a liberdade de expressão de seus alunos ou de quem quer que seja”, diz o comunicado divulgado após a polêmica.

O Catraca Livre apurou que os estudantes receberam um e-mail com a nota sem o trecho da proibição, mas membros das entidades disseram que teria ocorrido uma orientação diferente. Procuradas, as entidades declararam que foram orientadas pela faculdade a não se pronunciarem.

O presidente participa, às 10h45, da sessão de encerramento da apresentação do relatório “Riscos em Negócios Internacionais”. A publicação, feita por alunos e professores do curso de Relações Internacionais da ESPM, começou a ser produzida há um ano.

A suposta nota oficial da instituição foi publicada na noite desta quinta-feira, dia 3, no Facebook do DA e recebeu inúmeras críticas de alunos e ex-alunos. “Uma democracia em que protestos não são aceitos”, escreveu uma pessoa. “Como que chamava mesmo aquela época que proibiam protestos no ambiente acadêmico?”, questionou outra jovem, em referência ao regime militar.

“Como que chamava mesmo aquela época que proibiam protestos no ambiente acadêmico?”, questionou um aluno
“Como que chamava mesmo aquela época que proibiam protestos no ambiente acadêmico?”, questionou um aluno

Diante da possível proibição das manifestações dentro do local, alguns estudantes colaram lambes nas ruas próximas. De acordo com informações do Estadão, em um primeiro momento, os alunos não seriam avisados sobre o evento para “evitar maiores transtornos”. Depois, a instituição decidiu comunicá-los para que pudessem planejar sua ida à faculdade nesta sexta. Cerca de 80 alunos devem participar do encontro, além de jornalistas credenciados.

A Presidência da República determinou os protocolos que devem ser seguidos para recepcionar a comitiva de Temer. Para receber o presidente, a rua que dá acesso à ESPM foi fechada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a passagem que dá acesso ao auditório, isolada.

Nota divulgada pelo Diretório Acadêmico:

[NOTA OFICIAL ESPM]

Alunos e alunas,

Amanhã receberemos na ESPM o Presidente da República, cuja presença engrandece o trabalho desenvolvido por alunos e professores da RI, sobre o Risco de Negócios Internacionais.

Por se tratar da autoridade máxima do nosso país, alguns protocolos foram impostos pela segurança federal, os quais irão alterar fluxos e rotinas de alguns dos nossos espaços.

Vale ressaltar que é de extrema importância a educação para com o Presidente, possuindo sempre uma postura exemplar de respeito. Sendo assim, protestos dentro da faculdade não serão tolerados.

Assim, todos os alunos deverão estar com suas respectivas carteirinha de identificação ESPM, para acessar as dependências da Escola.

O fluxo de entrada de veículos ao estacionamento não será possível entre 9hrs e 13h, pois estará bloqueado.

Agrademos a compreensão.

ESPM

Nota divulgada pela ESPM:

Prezad@ Alun@,

Amanhã receberemos na ESPM o Presidente da República, cuja presença engrandece o trabalho desenvolvido por alunos e professores de RI, sobre Risco de Negócios Internacionais.

Por se tratar da autoridade máxima do nosso país, alguns protocolos foram impostos pela segurança federal, os quais irão alterar fluxos e rotinas de alguns dos nossos espaços.

Assim, todos os alunos deverão estar portando suas carteirinhas de identificação ESPM, para acessar as dependências da Escola.

O fluxo de entrada de veículos ao estacionamento será alterado e, entre 10:30h e 12:30h, a entrada e saída de veículos serão feitas pela Rua Major Maragliano, (altura do nº 483). Após esse período, o fluxo será normalizado pela Rua Dr. Álvaro Alvim.   

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo [email protected].

Pedimos desculpas pelo transtorno e contamos com a sua compreensão. 

ESPM

  • Leia também: