‘Amigo da família’ mata garota a golpes de machado

Feminicídio foi cometido enquanto a adolescente dormia

14/06/2020 20:21

Uma adolescente de 15 anos foi assassinada a machadadas enquanto dormia por um homem considerado “amigo da família” da vítima. O feminicídio aconteceu no último sábado, 13, em São Francisco de Assis do Piauí.

O suspeito de cometer o crime, de 40 anos, se matou com um tiro de espingarda, pouco depois do crime, próximo à casa da jovem assassinada.

Violência conta mulher também é praticada por familiares
Violência conta mulher também é praticada por familiares - Getty Images/iStockphoto

Segundo a polícia, o homem tinha a intenção de se relacionar com a adolescente e a família sabia desse desejo.

O que é feminicídio

“Zapatos Rojos”, instalação de Elina Chauvet contra o feminicídio
“Zapatos Rojos”, instalação de Elina Chauvet contra o feminicídio - Reprodução/Twitter

Feminicídio é o homicídio de mulheres como crime hediondo quando envolve menosprezo ou discriminação à condição de mulher e violência doméstica e familiar. A lei define feminicídio como “o assassinato de uma mulher cometido por razões da condição de sexo feminino”, e a pena prevista para o homicídio qualificado é de reclusão de 12 a 30 anos.

Na maioria das vezes, a violência é praticada por familiares, sendo parceiros ou ex-parceiros os mais frequentes. As mulheres negras são as mais afetadas, principalmente, por conta da vulnerabilidade social.

Está em vigor desde 2015 uma lei que considera o feminicídio crime hediondo com pena de 12 a 30 anos de prisão.

Como denunciar: Disque 100

Casos de feminicídio crescem a cada ano
Casos de feminicídio crescem a cada ano

O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante. O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.