Ancine libera documentário sobre Bolsonaro após ser criticada

“Nem Tudo se Desfaz” é tido como uma espécie de "réplica" ao filme “Democracia em Vertigem”, da diretora Petra Costa

Por: Redação Comunicar erro

Agência Nacional do Cinema (Ancine) libera documentário sobre Bolsonaro após alvo de críticas do presidente. Nesta terça-feira, 23, a agência autorizou a captação de R$ 530 mil para a produção do documentário “Nem Tudo se Desfaz”, do diretor Josias Teófilo, que pretende contar a partir dos protestos de Junho de 2013 o movimento cultural e político que levou Jair Bolsonaro a Presidência da República, nas eleições de 2018.

Crédito: Agência BrasilAncine libera documentário sobre Bolsonaro após ser criticada

O diretor do filme, talvez não por acaso, é o mesmo que dirigiu “O Jardim das Aflições”, que narra a vida de Olavo de Carvalho, que se intitula filósofo e é o guru do atual governo.

O documentário sobre Bolsonaro e sua ascensão política é anunciado com entusiasmo pelos bolsonaristas, por ser considerado uma espécie de “réplica” ao filme “Democracia em Vertigem”, da diretora Petra Costa. Como é o caso de Eduardo Bolsonaro e o próprio Olavo de Carvalho.

Nem tudo se desfaz, o novo filme de Josias Teófilo. NEM TUDO SE DESFAZ é um documentário ensaístico sobre os…

Posted by Olavo de Carvalho on Thursday, July 11, 2019

Nas últimas semanas, a Ancine esteve na mira do presidente, que criticou a produção de filmes como Bruna Surfistinha. “O Brasil não pode mais financiar com dinheiro público filmes como o da Bruna Surfistinha, produção de 2011 que narra a história de uma garota de programa”, declarou.

Neste mesmo discurso, Bolsonaro deixou claro que quer ter mais influência sobre a Ancine, e para isso irá transferir a direção da agência do Rio de Janeiro para Brasília.

“Não somos contra essa ou aquela opção, mas o ativismo não podemos permitir em respeito às famílias. É uma coisa que mudou com a chegada do governo”, disse após reunião com o Ministro da Cidadania, Osmar Terra, na qual foram definidas novas propostas para a agência, no último dia 18.

Além da direção do órgão, o presidente assinou um decreto que transferiu o Conselho Superior do Cinema, do Ministério da Cidadania para a Casa Civil. O conselho é responsável por formular a política nacional de audiovisual.

A Ancine foi criada em 2001, no governo de Fernando Henrique Cardoso, e é responsável por aprovar diretrizes gerais para o desenvolvimento da indústria audiovisual e estimular a presença do conteúdo brasileiro em todos os segmentos de mercado.

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …