Aposentadoria de Bolsonaro e 141 deputados pode chegar a 33 mil

Aposentadoria concedida a 142 deputados e ex-deputados, incluindo o atual presidente, vale seis vezes mais que o teto do INSS

Por: Redação | Comunicar erro

Das mais caras pautas ao novo governo, a reforma da Previdência ainda é motivo de muito debate e desconfiança. Afinal, por que políticos e militares pressionam para ficar de fora do novo texto que será apresentado ao Congresso Nacional ?

Neste cenário de ebulição que tomou conta da política nacional, notícia divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta terça-feira, 15, revela que um grupo de 142 deputados, e ex-deputados, que neste caso inclui o atual presidente Jair Bolsonaro, poderão pedir aposentadoria, a partir de fevereiro, avaliada em até R$ 33.763 – quase seis vezes mais que o teto do atual do INSS – que hoje chega a 5.645,80. Bolsonaro, por exemplo, poderá acumular a aposentadoria mais R$ 30.934,70, salário que recebe como presidente da República.

Crédito: AFPCom 63 anos, ex-deputado iniciou a carreira como deputado em 1991

Caso aprovada, os parlamentares, responsáveis pelas mudanças na Previdência, poderão se aposentar por meio de dois planos_ambas om regras mais generosas do que propostas pela reforma.

Fosse sancionada por Michel Temer, os parlamentares teriam que cumprir regras mais rígidas propostas pela nova Previdência. Neste caso, ter as idades mínimas de 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens) e trabalhar por um período adicional de 30% sobre o tempo que faltaria para a aposentadoria.

Carreira política 

Aos 63 anos, Bolsonaro foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1991. Passados 28 anos de mandato até os dias atuais, o atual presidente poderá ter direito a um benefício próximo do integral_equivalente a mais de 90%  da remuneração de parlamentar). Terá 12 meses para solicitar o benefício com direito à retroatividade.

Dos 142 deputados e ex-deputados que têm direito ao benefício, 58 não foram reeleitos ou sequer concorreram a um lugar na Câmara. No Senado, 26 dos não reeleitos estão aptos receber o benefício. Confira a matéria na íntegra no site do Estadão. 

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …