Arthur do Val, conhecido como ‘Mamãe Falei’, renuncia ao mandato de deputado

O parlamentar estava em processo de cassação do cargo de deputado estadual

20/04/2022 14:07

Arthur do Val, o “Mamãe Falei”, renunciou ao mandato de deputado estadual por São Paulo nesta quarta-feira, 20. Ele passava por um processo de cassação após o escândalo dos áudios do início de março deste ano.

O Conselho de Ética já havia decidido pela cassação do mandato no dia 12 deste mês e a decisão seguiu para o Plenário.

Arthur do Val renunciou
Arthur do Val renunciou - Divulgação/Alesp

Na ocasião dos áudios, o então pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Podemos foi apoiar os ucranianos no início da guerra contra a Rússia. O que chamou a atenção da imprensa e chocou a opinião pública na empreitada, no entanto, foram as declarações sobre as mulheres do local.

“E vou te dizer: [ucranianas] são fáceis porque são pobres”, disse o ex-parlamentar.

Áudios de Mamãe Falei

Nos áudios enviados por Arthur do Val, ele contou as impressões sobre as mulheres ucranianas em meio ao início da guerra na Ucrânia: “Detalhe, elas olham. E vou te dizer: são fáceis porque são pobres.”

Em seguida, o político relata ter contado as mulheres bonitas que visualizou na alfândega e conta que assim que a guerra terminar retornará ao país.

“Mano, eu tô mal. Eu passei agora por quatro barreiras alfandegárias. Duas casinhas em cada país. Mano, eu juro pra você eu contei: são 12 policiais deusas. Mas deusas que você casa e faz tudo que ela quiser. Assim, eu tô mal. Eu não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram minas que você, mano, nem se te dizer, se ela cagar você limpa o cu dela com a língua. Assim que essa guerra passar vou voltar para cá.”

Deputado estadual Arthur do Val (Podemos) conversa com jornalistas ao desembarcar no Brasil
Deputado estadual Arthur do Val (Podemos) conversa com jornalistas ao desembarcar no Brasil - Reprodução/TV Globo

Em mais momento da gravação, ele chega a comparar as mulheres ucranianas com as brasileiras:

“Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteira a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Maluco, eu juro, eu nunca na minha vida vi nada parecido em termos de mina bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila sei lá, eu tô sem palavras. Sei lá de 200 metros ou mais e só deusa. É sem noção, cara, é inacreditável, é fora de série. Se você pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui. Eu tô triste porque é inacreditável.”

Arthur do Val também repetiu “as dicas” que diz ter recebido de Renan Santos, coordenador do MBL, sobre como “pegar” mulheres nas viagens em outros países.

“Você nunca pode ir para as cidades litorâneas. Você vai para as cidades normais, porque aí você pega as minas no mercado, na padaria. A recepcionista do hotel que deu em cima de mim aqui é… E essas cidades mais pobres, elas são as melhores. Realmente é outro mundo”, fala no áudio.

Arthur do Val diz ter viajado à Ucrânia para enviar doações
Arthur do Val diz ter viajado à Ucrânia para enviar doações - Reprodução/Twitter