Artista pinta telas e imortaliza história de SP

Por: Keila Baraçal

Quando Cristiane Carbone, 37, tinha idade de criança, era comum que, junto com sua família, viajasse de trem para a cidade de Dracena, no interior de São Paulo. O embarque sempre acontecia na estação Luz do trem, no Centro da capital paulistana. Sempre feito de segunda classe, o trajeto ainda é lembrado por ela com um tanto de nitidez.

arquivo pessoal
Estação da Luz serviu de inspiração para artista

É como se todo aquele movimento de sair da sua casa com família e malas, chegar à estação, andar pelas escadarias, esperar o trem chegar e comprar biscoitos com o funcionário do trem, nem estivesse tão afastado assim de seu momento presente.

Toda aquela pompa do local, com traços ingleses apontaram para aquilo que Cristiane decidiu fazer na sua vida profissional. Hoje, na fase adulta, preserva a memória da cidade, usando as artes plásticas como ferramenta. Ela pinta quadros de pontos históricos e culturais que sejam significativos para a cidade de São Paulo.

Mais do que imortalizar a sua própria história, com quase 20 telas pintadas da Estação da Luz, Cristiane pincela, para a memória da cidade, o Mosteiro de São Bento, Museu do Ipiranga, Museu de Arte de São Paulo (MASP), entre outros. As unidades já somam um total de 300 telas. Muitas já foram vendidas. “As coisas em São Paulo se transformam numa velocidade muito rápida. É preciso registrar algumas destas transformações para que a cidade possa contar sua história”, afirma.

Cristiane desenha desde os sete anos de idade. Inspirou-se no trabalho de seu tio-avô, que também pintava quadros. Começou pintando a natureza, as paisagens e nunca mais parou. Fez cursos técnicos e, agora, se gradua em um curso de Artes Plásticas. “Sinto que me encontrei como artista.”

Seu trabalho ultrapassa os limites da pintura. A artista estuda com afinco a história da cidade. Afirma que, a cada conto aprendido, se torna mais apaixonada pela história da cidade. “Estudando, aprendi que São Paulo começou a crescer economicamente por volta de 1900, com o ciclo do café. Desde então, São Paulo se torna cada vez mais imponente e charmosa.”

Confira algumas das imagens produzidas pela artista



1
03:58
Por que o câncer do prefeito de SP está cada vez mais comum ?
Diagnosticado com um tumor no sistema digestivo, aos 39 anos, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresenta um …
2
16:46
Os melhores momentos de Janaína Paschoal no Roda Viva
Convidada do programa Roda Viva da última segunda-feira, 4, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL) avaliou o atual cenário político …
3
05:28
Obstrução de Justiça pode gerar impeachment de Bolsonaro?
Em meio à polêmica envolvendo Jair Bolsonaro (PSL) no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco, o deputado federal David …
4
05:16
Valério diz que Lula é um dos mandantes da morte de Celso Daniel
O empresário Marcos Valério, operador do mensalão, revelou em depoimento ao Ministério Público de São Paulo que os ex-presidente Lula …
5
07:19
Amazônia Sem Lei: desmatamento, grilagem, garimpo e queimadas
Desmatamento, queimadas, grilagem, garimpo e conflito. A disputa por terras na Amazônia é muito mais profunda do que a recente …
6
04:12
Entenda a maior treta de Bolsonaro com o PSL
O líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou, nesta quinta-feira, 17, que vai “implodir o presidente”Jair Bolsonaro. A …
7
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
8
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …