As interpretações de Adoniran Barbosa
No ano do centenário, músico, ator e intérprete recebe homenagem em eventos de SP
Conta um dos capítulos da história do samba paulista algo que pouca gente sabe sobre a vida de Adoniran Barbosa: paralelamente ao trabalho das composições de músicas como “Saudosa Maloca” e “Samba do Arnesto”, João Rubinato, seu nome verdadeiro, viveu momentos intensos como ator.
E não somente no cinema e na TV. No rádio, durante a década de 1950, Adoniran interpretou histórias criadas pelo radialista Osvaldo Moles. Não à toa, em pleno ano de comemoração do centenário de nascimento do artista, São Paulo recebe diversas programações para homenageá-lo (veja abaixo).
Muitos causos do compositor estão sendo pesquisados, desde o ano passado, pelo Núcleo João Rubinato, do Kolombolo Diá Piratininga – grupo criado para resgatar a história do samba paulista. Os pesquisadores descobriram, por exemplo, que a música “Jabá Sintético” nasceu de uma atuação de Adoniran com o comediante Golias, em uma telenovela da TV Record, também na década de 1960.
- 3ª edição da FLID – Feira Literária de Diadema homenageia autores locais e ícone da literatura negra
- Entre Terreiros e Quintais: o samba toma conta do Sesc Santo André em novembro
- Sesc Santo André: Música e artes cênicas se entrelaçam em uma programação que revisita o samba
- Programação cultural de outubro homenageia crianças em Diadema
Mas, para Tomás Bastian, músico e coordenador do núcleo, a pesquisa não se detém, apenas, a mostrar situações pouco conhecidas do legado de Adoniran. Para ele é importante reforçar o movimento do artista no campo musical e na história de São Paulo, mesmo após as comemorações do centenário de seu nascimento. “Adoniran tinha uma voz rouca, mas muito afinada. As músicas dele ficaram conhecidas com a interpretação de Demônios da Garoa.”
Paulista da cidade de Valinhos, Adoniran cantou a história paulista de seu tempo. Suas músicas, conforme explica o coordenador, retratavam uma São Paulo que estava sendo urbanizada. “Ele ironiza essa situação. Reconhece o que está acontecendo, mas sempre conta a versão de quem perde a sua maloca”, explica.
Rumores indicam que Adoniran receberá uma homenagem durante a Virada Cultural deste ano. As informações, por ora, não foram confirmadas.
Veja a programação que homenageia o artista
Adoniran ganha homenagem no Sesc Pompéia
Sesc Pompeia traz “Carnaval do Arnesto”
Museu Afro Brasil abre exposição de fotos sobre São Paulo