Audiência pública discute APA da Chapada dos Veadeiros
Objetivo é esclarecer sobre prejuízos para o sistema ‘Berço das Águas’
A pedido do deputado Augusto Carvalho (SD-DF), uma nova audiência pública abre o debate sobre o Plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto e Chapada dos Veadeiros, ambas em Goiás. A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promove o debate aberto nesta quinta-feira, dia 14, a partir das 10h, no Plenário 8 da Câmara dos Deputados.
A discussão não é de hoje. Em fevereiro, a rede Mais Cerrado esteve na reunião que votaria a favor do Plano de Manejo em Colinas do Sul. Agora, em caráter emergencial, a audiência traz novamente o tema ao público.
Atualmente existem atividades irregulares e poluidoras em andamento na região, enquanto o Governo de Goiás não se pronuncia. “A sociedade local pede transparência no andamento do plano, ainda não apresentado, pois, enquanto isso, atividades que podem trazer consequências irreparáveis à região continuam sendo realizadas”, acrescenta o parlamentar.
- Quer sossego no carnaval? 5 destinos no Brasil que não vão te decepcionar
- Primeira viagem à Chapada dos Veadeiros: como planejar a melhor experiência
- Quando é a melhor época do ano para ir à Chapada dos Veadeiros?
- Quanto custa uma viagem para a Chapada do Veadeiros em Goiás
Foram convidados para discutir o tema com os integrantes do colegiado a ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira; a chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Carla Guaitanele; o conselheiro da APA de Pouso Alto, Marcus Saboya; e o membro da Diretoria da Cooperativa de Agricultura Familiar Fernando Ambrósio Trindade.