Bia Kicis publica imagem de Moro e Mandetta com blackface
A deputada postou uma imagem em referência ao programa de treinee do Magazine Luiza
Usando como referência o polêmico processo seletivo do Magazine Luiza, a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) publicou uma montagem dos ex-ministros Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta (DEM) com blackface.
https://www.instagram.com/p/CFnNk5ZpWo8/
Moro, que comandava o ministério da Justiça e Segurança Pública, e Mandetta, ex-chefe da Saúde, deixaram o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) neste ano.
- Bolsonaristas vão à Câmara pedir veto da obrigatoriedade de máscaras em aeroportos
- Bia Kicis divulga dados pessoais de médicos que defenderam vacinação infantil
- STF vai investigar deputada bolsonarista Bia Kicis por racismo
- Voto impresso rejeitado: saiba como cada deputado votou na Câmara
O programa de treinee 2021 do Magalu aceitará apenas candidatos negros no processo. A divulgação do critério gerou discussões nas redes sociais.
Em nota, a rede de varejo disse que o “objetivo com o programa é trazer mais diversidade racial para os cargos de liderança da companhia, recrutando universitários e recém-formados de todo Brasil, no início da vida profissional.”
Serão aceitos candidatos formados entre dezembro de 2017 e dezembro de 2020, em qualquer curso superior. O conhecimento em língua inglesa e experiência profissional anterior não fazem parte dos pré-requisitos para a seleção.
Blackface
O blackface (do inglês, black, preto, e face, rosto) surgiu por volta de 1830, quando homens brancos se pintavam de preto de forma caricata para se apresentavam à aristocracia branca com o objetivo de satirizar a população negra.
Anos depois, a prática ganhou popularidade nos cinemas e televisão, como ferramenta de entretenimento cultural, ridicularizando ou negando papéis a artistas negros.