Bispo cobrava ‘mensalinho’ de padres para ocultar casos de pedofilia

 Dossiê aponta indícios de que bispo recebia pagamentos de padres em troca de silêncio sobre abusos sexuais

Por: Redação Comunicar erro

A revista Veja desta semana traz novas denúncias de um dos maiores escândalos de abuso sexual da Igreja Católica no Brasil. A reportagem não trata apenas de casos de pedofilia que contaram com a conveniência de autoridades religiosas por décadas.

Um dossiê enviado ao Vaticano no final de 2018 aponta fortes indícios de um “mensalinho do abuso“, envolvendo o bispo emérito da Diocese de Limeira, dom Vilson Dias de Oliveira, que, antes de renunciar, teve sob sua jurisdição 16 cidades do interior paulista.

Crédito: Diocese de LimeiraDossiê aponta indícios de que bispo Vilson Dias de Oliveira recebia pagamentos de padres em troca de silêncio sobre abusos sexuais

De acordo com as denúncias, o religioso exigia propinas dos párocos de conduta condenável para deixá-los atuar sem ser investigados –uma prática que teria rendido dividendos visíveis.

O bispo possui dez imóveis registrados em seu nome, todos em São Paulo. Metade deles na cidade de Guaíra e os outros em Itanhaém, no litoral sul paulista. Em uma avaliação conservadora, a soma do patrimônio supera R$ 1,5 milhão. Segundo a reportagem da Veja, é o verdadeiro milagre da multiplicação imobiliária.

A reportagem de João Batista Jr., Adriana Dias Lopes e Edoardo Ghirotto traz também relatos de jovens abusados. Leia aqui a matéria completa.

Investigações

Três clérigos são alvo de investigação da Polícia Civil de São Paulo e o Vaticano. São eles: Pedro Leandro Ricardo (seis vítimas), Felipe Negro (duas vítimas) e Carlos Alberto da Rocha (uma vítima).

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …