Bispo cobrava ‘mensalinho’ de padres para ocultar casos de pedofilia

 Dossiê aponta indícios de que bispo recebia pagamentos de padres em troca de silêncio sobre abusos sexuais

Por: Redação

A revista Veja desta semana traz novas denúncias de um dos maiores escândalos de abuso sexual da Igreja Católica no Brasil. A reportagem não trata apenas de casos de pedofilia que contaram com a conveniência de autoridades religiosas por décadas.

Um dossiê enviado ao Vaticano no final de 2018 aponta fortes indícios de um “mensalinho do abuso“, envolvendo o bispo emérito da Diocese de Limeira, dom Vilson Dias de Oliveira, que, antes de renunciar, teve sob sua jurisdição 16 cidades do interior paulista.

Crédito: Diocese de LimeiraDossiê aponta indícios de que bispo Vilson Dias de Oliveira recebia pagamentos de padres em troca de silêncio sobre abusos sexuais

De acordo com as denúncias, o religioso exigia propinas dos párocos de conduta condenável para deixá-los atuar sem ser investigados –uma prática que teria rendido dividendos visíveis.

O bispo possui dez imóveis registrados em seu nome, todos em São Paulo. Metade deles na cidade de Guaíra e os outros em Itanhaém, no litoral sul paulista. Em uma avaliação conservadora, a soma do patrimônio supera R$ 1,5 milhão. Segundo a reportagem da Veja, é o verdadeiro milagre da multiplicação imobiliária.

A reportagem de João Batista Jr., Adriana Dias Lopes e Edoardo Ghirotto traz também relatos de jovens abusados. Leia aqui a matéria completa.

Investigações

Três clérigos são alvo de investigação da Polícia Civil de São Paulo e o Vaticano. São eles: Pedro Leandro Ricardo (seis vítimas), Felipe Negro (duas vítimas) e Carlos Alberto da Rocha (uma vítima).

1
Joice Hasselmann fala sobre o Pavão Misterioso e o Gabinete do Ódio
Pavão Misterioso, Gabinete do Ódio de Bolsonaro e muitas outras questões foram abordadas no depoimento da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) …
2
Os principais pontos do pacote anticrime de Moro aprovado pela Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 4, o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro. O conjunto de …
3
Tudo o que se sabe sobre a ação policial em Paraisópolis
No último domingo, 9 jovens morreram supostamente pisoteados durante ação realizada pela Polícia Militar na comunidade de Paraisópolis, em São …
4
PSL pune postura de Eduardo Bolsonaro e de outros 17 parlamentares
O diretório nacional do Partido Social Liberal (PSL) decidiu na terça-feira, 3, punir 18 parlamentares acusados de articular o afastamento …
5
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …
6
Trump decide retomar taxação ao Brasil após desvalorização do real
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um post em sua rede social anunciando o retorno das tarifas de …
7
Entenda todos os desdobramentos das prisões em Alter do Chão
Os quatro brigadistas que haviam sido presos preventivamente na operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará, deixaram a …
8
Ajude a manter vivo o sonho da única orquestra do mundo criada e manti
A Orquestra Sinfônica de Heliópolis é a única orquestra sinfônica do mundo mantida numa favela. Mensalmente são mais de 1.300 …