Bolsonaro diz que alta dos combustíveis é culpa da ‘roubalheira do PT’
Presidente cita dívida da estatal deixada pelo governo anterior para justificar preços em alta em seu governo
O presidente Jair Bolsonaro atribuiu nesta segunda-feira, 17, a elevação nos preços dos combustíveis no seu governo à “roubalheira do PT”. A afirmação foi feita durante entrevista a uma rádio do Espírito Santo.
Segundo ele, os petistas deixaram uma “dívida monstruosa” na Petrobras e a “roubalheira foi enorme”.
“Falta pagar no corrente ano mais R$ 60 bilhões e aí a Petrobras volta à estaca zero. Ela pode sim trabalhar melhor e investir melhor e ter um produto mais barato nas refinarias”, disse o presidente.
“Agora, a gente vai entregar essa Petrobras saneada para quem a roubou no passado, voltar a roubar no futuro? Bem, essa decisão está na mão da população brasileira”, completou se referindo à possibilidade de Lula vencer a eleição este ano.
O preço médio da gasolina vendida nas refinarias da Petrobras aumentou 68% entre janeiro e dezembro de 2021, enquanto o diesel S-10 ficou 65% mais caro.
Peso da Petrobras
Na quarta-feira passada, 12, o presidente disse que se pudesse, ficaria livre da Petrobras.
“Alguém acha que eu sou o malvadão, que foi aumentado o preço da gasolina e do diesel ontem porque sou o malvadão? Primeiro que não tenho controle sobre isso. Se pudesse, ficaria livre da Petrobras”, afirmou em entrevista ao site Gazeta Brasil.
O descontentamento com a Petrobras coleciona alguns episódios. Em dezembro do ano passado, o presidente informou que a estatal começaria a anunciar pequenas reduções nos preços dos combustíveis. Porém, a empresa se pronunciou desmentindo o presidente.
A estatal informou na ocasião que não antecipa decisões de reajuste de combustíveis e reforçou que não havia nenhuma decisão tomada por seu Gemp (Grupo Executivo de Mercado e Preços).