Bolsonaro cria ranking que associa governadores às mortes por covid-19
Com medo, Bolsonaro tenta dividir a culpa pelas mortes com governadores
O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), criou um ranking que associa governadores às mortes por covid-19, após o país atingir os 100 mil óbitos pelo no coronavírus. No documento obtido pelo jornal O Globo, a Presidência da República elaborou “top 5” de chefes do Executivo estadual para tentar dividir a culpa pela tragédia.
No ranking há um “top 5” de locais com mais “novos casos” e “novos óbitos”. Ao lado dos indicadores, vem o nome dos cinco governadores respectivos de cada estado, começando por João Doria, que governa São Paulo e teve as desavenças com Bolsonaro acirradas durante a pandemia.
O documento foi elaborado pela Secretaria de Governo (Segov) da Presidência da República usando dados do Ministério da Saúde do último sábado, dia em que o Brasil ultrapassou os 100 mil mortos pela Covid-19. “”O documento em questão foi criado para contribuir internamente na gestão de curto prazo de como a pandemia está se comportando nos Estados e municípios. Os dados apresentados são todos públicos e retirados do site do Ministério da Saúde”, informou o órgão.
- 5 sintomas de covid em quem tomou a vacina para você se atentar
- Alteração na língua é associada a novo sintoma de covid
- Calendário PIS / Pasep julho 2024: veja quando receberá o abono salarial
- Calendário PIS / Pasep junho 2024: veja quando receberá o abono salarial
Com o marco simbólico, as cobranças sobre o governo federal em relação ao combate à pandemia se intensificaram, deixando clara a tentativa do governo de buscar dividir a responsabilidade pela situação.
O que parece que Bolsonaro, ou o seus assessores, não pensaram que essa mesma comparação, dividindo por estado, também permite a junção do resultado, de forma nacional, para responsabilizar o presidente por uma atuação descentralizada da pandemia, um problema do país inteiro.