Bolsonaro se irrita e manda cidadão comprar arroz na Venezuela
Homem abordou o presidente para pedir a redução do preço do alimento
Em um passeio de moto por Brasília neste domingo, 25, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi abordado por apoiadores quando um homem pediu para que o chefe do executivo baixasse o preço do arroz. Irritado, Bolsonaro disse para o cidadão comprar o alimento na Venezuela.
“Bolsonaro, baixa o preço do arroz, por favor. Não aguento mais”, pediu. “Tu quer que eu baixe na canetada? Você quer que eu tabele? Se você quer que eu tabele, eu tabelo. Mas você vai comprar lá na Venezuela”, respondeu.
O presidente estava acompanhado do secretário de governo, Eduardo Ramos.
- Imposto de Renda 2024: como declarar compra, venda e aluguel de imóveis
- Imposto de Renda: Como declarar compra, venda e aluguel de imóveis
- Veja como foi o debate do 2º turno entre Lula e Bolsonaro na Globo
- A merda que vai continuar no seu bolso se Bolsonaro for reeleito
Em setembro, Bolsonaro afirmou que o governo não interferiria nos preços e pediu “sacrifício e patriotismo” dos supermercados para baixar o valor dos itens de básicos.
Arroz
Em 12 meses, a alta do preço do arroz chega a 100%, segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.
E a previsão não é nada otimista para os próximos meses. Como estamos na entressafra, os preços tendem a continuar a subindo até o início de 2021.
Especialistas apontam a alta do dólar e o auxílio emergencial como responsáveis pela escalada de preços do produto.
Com a moeda americana muito valorizada em relação ao real, a venda ao exterior se torna uma forte concorrente do mercado interno, já que é mais vantajoso vender o produto lá fora. Como consequência, a oferta interna da mercadoria diminuiu.