Borah pra Rua: projeto pretende levar arte, esporte e cultura a Duque de Caxias
Espaços públicos são usados para representar a cultura local
A Cidade de Duque de Caxias foi agraciada com o projeto “Borah para Rua”, que tem como objetivo representar a cultura local através do esporte, música e arte.
A ideia surgiu da “formação de uma marca de vestuário, que trabalha no conceito de representar a cultura local através da arte, do esporte e da música. Porém, para tal representatividade, era necessário desenvolver esse cenário, pois essas pendências culturais haviam gerado uma afirmativa de que em Caxias não existe esse âmbito cultural”, disse Rodrigo da Costa Pontes, que é responsável pelo planejamento de comunicação.
O projeto visa “valorizar a cultura urbana da nossa cidade e os seus representantes locais. E, dessa forma, converter a afirmativa de que em Caxias não existe âmbito cultural”, segundo Pontes.
- Quer ir para o Marrocos? Estes 5 passeios vão convencer você!
- Espetáculo Amálgama leva malabarismo, acrobacia e dança em sessões no Tendal da Lapa
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Espetáculo Amálgama leva malabarismo, acrobacia e dança a diferentes pontos de São Paulo
De acordo com Pontes, o projeto será estimulado a partir da “ocupação de espaços públicos da cidade com arte urbana, skate e música em prol de manter um conceito vivo e acessível. Com isso, abordar importantes temas culturais e poder apresentar quem são os representantes locais dessa cultura, para que sirvam de exemplo para o desenvolvimento cultural de Duque de Caxias”.
“O conceito surgiu a partir do envolvimento de nosso grupo de amigos com temas relacionados à arte urbana desde a adolescência. O principal detalhe era os deslocamentos que fazíamos para ter contato com essa cultura. Tínhamos vergonha de falar de onde éramos, pois a visão de quem ta de fora da nossa cidade é horrível. Cansados desse situação, decidimos que de alguma forma mudaríamos o nosso cenário cultural”, comentou Pontes.
Etapas
A primeira etapa aconteceu no dia 27 de setembro e a segunda ocorrerá na segunda quinzena de outubro, com data ainda indefinida, e será destinada ao público que quer dar um “rolé” de skate em um “pico irado” sem se preocupar com os carros, pois as ruas serão fechadas.
Essa etapa contará com um ambiente Manuia disponibilizando som e outras atividades no incio do pico, na Praça da Pedreira.
A terceira etapa, que acontecerá em novembro, será um dia em que a arte urbana transformará o centro de Duque de Caxias em um galeria de arte a céu aberto. Grafiteiros espalharão as suas artes nas portas das lojas do principal centro comercial de Duque de Caxias.
Confira aqui o vídeo conceito da primeira etapa.