A primeira floresta vertical do mundo está quase concluída; veja as fotos
Vegetação na fachada do prédio diminuí poluição, radiação e ilhas de calor
Desde 2011, em Milão, Itália, uma floresta vertical vem sendo desenvolvida pelo Boeri Studio com os arquitetos Stefano Boeri, Gianandrea Barreca e Giovanni La Varra na fachada de duas torres. A construção do prédio começou em abril de 2012, mas acabou sendo atrapalhada pelas más condições do tempo com o excesso de chuva e neve. Porém, no começo de 2013, a estrutura do prédio foi concluída e as árvores já começaram a ser instaladas nos apartamentos.
A cidade de Milão é uma das mais poluídas do mundo e o projeto é um tentativa de reduzir os impactos da urbanização. A obra consiste em duas torres com energia integrada e árvores e vegetação na sua fachada, com o objetivo de capturar o CO2 e a poeira do ar, reduzindo o calor dos apartamentos e as ilhas de calor – um dos problemas da cidade durante o verão. As plantas também absorvem a radiação e criam isolamento acústico.
Os prédios terão 480 árvores de grande e médio porte (6 e 9 metros) e 250 pequenas (3 metros). Já a área de vegetação, terá 11 mil plantas rasteiras e cinco mil arbustos – o que equivale a 2.5 acres de floresta. O posicionamento das plantas na fachada do prédio demorou mais de dois anos para ser definido – em um trabalho conjunto entre arquitetos e botânicos. A vegetação foi cultivada especialmente para projeto.
- Hotel em SP é eleito um dos 50 melhores do mundo; veja fotos
- Conheça o patrimônio histórico no ABC Paulista
- Guia Toddynho: 7 lugares perfeitos em SP para você fazer piquenique ao ar livre com seus filhos
- Cidade floresta chinesa terá 40 mil árvores e 1 milhão de plantas
A irrigação das plantas será realizada com a filtração e reutilização da água produzida pelo próprio prédio nas pias e chuveiros, reduzindo o desperdício. As torres também utilizarão energia eólicae solar para aumentar a autossuficiência das torres.
Veja galeria de fotos com o prédio quase concluído. Créditos Boeri Studio