Califórnia permite que crianças transgêneras escolham qual banheiro usar na escola

Lei estadual permite ainda que os alunos possam escolher, dentre as atividades discriminadas por gênero, aquelas com as quais se identifiquem mais

Por: Redação Comunicar erro

A Califórnia, mundialmente conhecida por adotar medidas progressistas, se tornou o primeiro Estado norte-americano a reconhecer por lei certos direitos dos estudantes transgêneros desde o pré-primário até a 12ª série. Agora, as escolas públicas são obrigadas a permitirem o acesso desses alunos aos banheiros e vestiários que quiserem.

reprodução
A lei foi sancionada no momento em que famílias de estudantes transgêneros vêm travando batalhas locais com distritos escolares de todo o país sobre os banheiros e vestiários que seus filhos são autorizados a usar. Algumas dessas diferenças de posição chegaram aos tribunais.

A lei AB1266, assinada pelo governador democrata Jerry Brown, também permitirá que alunos transgêneros escolham se querem praticar esportes masculinos ou femininos. Ela oferece às crianças o direito de usar instalações e participar de programas e atividades segregados por sexo, com base na percepção que têm deles mesmos e independentemente do gênero com que nasceram.

Os defensores da lei dizem que ela vai ajudar a reduzir o bullying e a discriminação contra transgêneros. Os detratores dela, entre os quais alguns parlamentares republicanos, disseram que permitir que estudantes de um gênero usem instalações destinadas ao outro pode ser uma invasão da privacidade dos outros estudantes.

“Esses receios são exagerados”, disse Carlos Alcala, porta-voz do vereador democrata Tom Ammiano, de San Francisco, autor da lei. “Eles não estão interessados em ir a banheiros para exibir sua fisiologia”, explicou, defendendo que os alunos transgêneros procuram integrar-se e não chamar atenção a si mesmos.

Leia a matéria na íntegra.

Compartilhe:

1 / 8
1
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
2
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
3
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
4
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
5
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
6
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
7
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
8
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …