Califórnia permite que crianças transgêneras escolham qual banheiro usar na escola

Lei estadual permite ainda que os alunos possam escolher, dentre as atividades discriminadas por gênero, aquelas com as quais se identifiquem mais

Por: Redação | Comunicar erro

A Califórnia, mundialmente conhecida por adotar medidas progressistas, se tornou o primeiro Estado norte-americano a reconhecer por lei certos direitos dos estudantes transgêneros desde o pré-primário até a 12ª série. Agora, as escolas públicas são obrigadas a permitirem o acesso desses alunos aos banheiros e vestiários que quiserem.

reprodução
A lei foi sancionada no momento em que famílias de estudantes transgêneros vêm travando batalhas locais com distritos escolares de todo o país sobre os banheiros e vestiários que seus filhos são autorizados a usar. Algumas dessas diferenças de posição chegaram aos tribunais.

A lei AB1266, assinada pelo governador democrata Jerry Brown, também permitirá que alunos transgêneros escolham se querem praticar esportes masculinos ou femininos. Ela oferece às crianças o direito de usar instalações e participar de programas e atividades segregados por sexo, com base na percepção que têm deles mesmos e independentemente do gênero com que nasceram.

Os defensores da lei dizem que ela vai ajudar a reduzir o bullying e a discriminação contra transgêneros. Os detratores dela, entre os quais alguns parlamentares republicanos, disseram que permitir que estudantes de um gênero usem instalações destinadas ao outro pode ser uma invasão da privacidade dos outros estudantes.

“Esses receios são exagerados”, disse Carlos Alcala, porta-voz do vereador democrata Tom Ammiano, de San Francisco, autor da lei. “Eles não estão interessados em ir a banheiros para exibir sua fisiologia”, explicou, defendendo que os alunos transgêneros procuram integrar-se e não chamar atenção a si mesmos.

Leia a matéria na íntegra.

Compartilhe:

1 / 8
1
06:25
VazaJato: Moro chama integrantes do MBL de tontos e depois se desculpa
Em áudio publicado pelo perfil do Movimento Brasil Livre no Instagram o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, …
2
02:42
STF adia julgamento que pode tirar Lula da cadeia
O Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu adiar o julgamento do pedido de liberdade do ex-presidente Lula, que estava previsto para …
3
02:20
Novas regras para o uso de patinetes elétricas em SP
A prefeitura de São Paulo definiu novas regras para o uso de patinetes elétricas compartilhadas na cidade. Entre as  determinações …
4
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
5
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
6
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
7
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
8
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …