Câmara Municipal de SP promove reunião pública pela preservação do Cine Belas Artes
A pedido do Movimento Pelo Belas Artes, o vereador Eliseu Gabriel (PSB) convocou uma Reunião Pública para hoje, dia 16, às 19h00, na Câmara Municipal de São Paulo – Sala Sergio Vieira de Melo – 1º Subsolo.
Em pauta o processo de tombamento do cinema impetrado pelo Instituto de Pesquisa e Ação Via Cultural e políticas públicas em defesa do patrimônio imaterial da cidade.
O tradicional Cine Belas Artes, que fica Rua da Consolação, 2423, existe desde 1943 e faz parte da memória viva da cidade. Após quase 68 anos de funcionamento o cinema está prestes a ser fechado por causa de uma ação judicial, de 30/12/2010, que prevê que o imóvel onde está localizado o cinema seja devolvido ao proprietário.
- Evento em SP traz um dia de Irlanda comemora St. Patrick’s Day
- Filmes preservados em super8 ganham mostra gratuita no MIS
- Câncer de mama: SP tem série de atividades educativas gratuitas
- Em gestão Bolsonaro, Caixa retira patrocínio do Cine Belas Artes
Mobilização
O Movimento Pelo Belas Artes foi formado imediatamente após a notícia de fechamento do cinema. Já promoveu manifestações públicas e conta com a participação das seguintes entidades: Instituto de Pesquisa e Ação – Via Cultural; APACI Associação Paulista de Cineastas; ABD – Associação Paulista de Documentaristas São Paulo e CEBEC – Conselho Brasileiro de Entidades Culturais. E conta conta o apoio de diversas personalidades, estudantes, políticos, intelectuais.
Um dos abaixo-assinados em circulação já conta com 16 mil assinaturas. Blogs têm surgido na internet para tentar evitar o fechamento, entre eles querobelasartes.blogspot.com/. Mais de 70 mil jovens apoiam a causa no Facebook. Participam deste importante movimento empresários, intelectuais, estudantes, profissionais de todas as áreas, artistas, entre outros.