Campanha sobre primeiro sutiã ganha releitura com menina trans

O filme icônico dos anos 80 ganhou uma versão emocionante; assista

Por: Redação | Comunicar erro
filme sobre primeiro sutiã ganha releitura com adolescente transexual
Crédito: ReproduçãoO vídeo deste ano retrata a violência e o preconceito contra pessoas transexuais

A campanha “O primeiro sutiã a gente nunca esquece”, criada em 1987 pela W/GGK para a marca de lingerie Valisère, ganhou uma releitura para retratar a violência e o preconceito contra pessoas transexuais. A nova versão foi feita pela Madre Mia Filmes, do Grupo G8, para a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).

Consagrado com Leão de Ouro no Festival de Cannes, o filme original conta a história de uma menina, interpretada pela atriz Patrícia Lucchesi, que chega em seu quarto e se depara com uma caixa rosa em cima da cama. Dentro, há um sutiã branco, o primeiro da adolescente, e ela o veste em seguida. O vídeo se tornou icônico na época por evidenciar os sentimentos de descoberta da pré-adolescência.

A releitura, intitulada “Meu primeiro sutiã”, foi lançada nesta segunda-feira, 22, e tem como protagonista uma menina trans. O comercial é baseado na história real de Hugo Calvan, que aos dez anos de idade alterou o nome de batismo para Ludmila e, aos 12, ganhou seu primeiro sutiã. A peça mostra a dificuldade do pai da jovem para compreender a realidade da transição de gênero.

A própria Ludmila protagoniza a campanha, mas o pai que aparece nas imagens não é o real. Fora do filme, a jovem é filha de pais separados e mora com a mãe. Os atores que participam do comercial são argentinos e a gravação foi feita no Brasil. “Meu primeiro sutiã” será veiculado na internet e na TV.

O vídeo “O primeiro sutiã a gente nunca esquece” foi feito por Camila Franco e Rose Ferraz, com direção de criação de Washington Olivetto e direção de cena de Julio Xavier. Desde seu lançamento, na década de 80, foi citado e parodiado na mídia diversas vezes.

O Grupo G8, responsável pela campanha, já fez outros filmes que têm como tema a sexualidade. No Festival de Cannes de 2018, a peça “True Colors”, produzida pela Vapt Filmes — uma das empresas do Grupo G8 — e criada pela agência Propeg, ganhou Leão de Prata na categoria Film. A ação de Dia dos Pais é é do Grupo Gay da Bahia (GGB) e aborda a história de Cézar Sant’Anna, um pai que comemora a data com o seu filho pela primeira vez.

Assista ao vídeo da campanha “Meu primeiro sutiã”:

Relembre também a campanha “O primeiro sutiã a gente nunca esquece”:

1 / 8
1
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
2
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
3
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
4
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
5
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
6
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
7
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …
8
02:10
Danilo Gentili faz a mais impactante piada sobre Eduardo Bolsonaro
Foi o ataque mais devastador à Jair Bolsonaro. Não apenas porque suas piadas sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro viralizaram …