Candidatas a miss Peru fazem protesto contra violência de gênero
As candidatas a miss Peru 2018 protestaram contra o feminicídio e a violência sexual durante o evento no último domingo, dia 29. Em vez de apresentarem suas medidas (altura e peso), as 23 participantes destacaram dados sobre agressões e abuso contra as mulheres.
“Meu nome é Camila Canicoba e represento o departamento de Lima. Minhas medidas são: 2.202 casos de feminicídio registrados nos últimos nove anos no meu país”, disse uma das candidatas. “Minhas medidas são: 82 feminicídios e 156 tentativas neste ano”, afirmou Karen Cueto, representante de Lima.
Já Melody Calderón, candidata de La Libertad, declarou: “Minhas medidas são: 81% dos agressores das meninas menores de 5 anos são próximos da família”. Segundo o jornal “El Comércio”, o protesto continuou durante o desfile.
- Bolsonaro cria portaria que coage mulheres a não fazerem aborto legal
- Projeto reeduca homens denunciados por violência doméstica
- Vanessa Jackson revela que apanhava do marido: ‘Até desmaiar’
- Maria da Penha de SP lutou dia após dia contra violência doméstica
Em seu pronunciamento, a organizadora e ex-vencedora do concurso, Jessica Newton, ressaltou que as mulheres são livres para atuar e se vestir como quiserem e que ninguém pode sentir o direito de desrespeitar e muito menos “tocar”.
Assista ao vídeo:
- Leia mais: