Caso Marielle: Jornalista explica tweet da volta de Bolsonaro ao RJ

"O retorno antecipado de Bolsonaro ao Rio naquele 14 de março não se comprova”, disse autora do post Thais Bilenky

Por: Redação

A jornalista Thais Bilenky, explicou, em artigo na revista Piauí, o tweet de 14 de março de 2018, data do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, quando revelou que Bolsonaro voltaria ao Rio, por causa de uma intoxicação alimentar, com informações a assessoria de imprensa do então deputado.

bolsonaro marielle jornalista
Crédito: ReproduçãoCaso Marielle: Jornalista explica tweet da volta de Bolsonaro ao RJ

Segundo a jornalista, “a informação sobre o retorno antecipado de Bolsonaro ao Rio naquele 14 de março não se comprova”. Thais ressalta que “no mesmo dia, ele aparece em um vídeo durante uma sessão da Câmara dos Deputados, por volta das 20h05. O deputado estava ao lado de seu ex-colega Alberto Fraga (DEM-DF).

A polêmica em cima do tweet se deu porque aumentou a especulação sobre a veracidade ou não do relato do porteiro do condomínio do presidente da República.

Segundo o funcionário disse à Polícia Civil, Bolsonaro que teria autorizado a entrada de Élcio de Queiroz no condomínio, onde também morava o ex-policial militar Ronnie Lessa.

Élcio de Queiroz e Ronnie Lessa estão presos acusados de terem assassinado Marielle e Anderson.

No registro de entrada do Condomínio Vivendas da Barra, Élcio Queiroz chegou lá as 17h13 daquele dia.

Segundo a jornalista apurou “registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), quatro voos partiram do Rio de Janeiro para Brasília em horários próximos da chegada de Queiroz ao condomínio. O primeiro foi o 6234, da Avianca, que decolou do aeroporto Santos Dumont às 16h40 – antes, portanto, que a portaria registrasse a visita de Queiroz. O segundo voo, o 3028, da Latam, saiu do Santos Dumont às 17h49 e chegou às 19h35 em Brasília. Foi o único a pousar antes do horário em que Bolsonaro aparece no vídeo da Câmara”.

Thais segue a explicação. “No entanto, entre a entrada de Queiroz, às 17h13, e a decolagem do avião da Latam, às 17h49, passaram-se 36 minutos. O aplicativo de trânsito Waze calcula em cerca de uma hora e dez minutos o tempo de deslocamento do Vivendas da Barra ao Santos Dumont nesse horário. O condomínio fica na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense. O aeroporto fica na zona central”.

Thais Bilenky lembra ainda que “Bolsonaro emitiu duas passagens naquele 14 de março de 2018, ambas saindo de Brasília com destino ao Rio. Uma delas foi reembolsada no dia seguinte. O site da Câmara não disponibilizou detalhes como o dia do voo efetivamente nem os horários. Ambas eram da Gol. Solicitei tais informações à Câmara, que ainda não retornou. Por meio de sua assessoria, a Gol afirmou que não fornece informações sobre seus passageiros e bilhetes emitidos”.

1
Governo Bolsonaro libera pesca em áreas de conservação ambiental
Uma portaria do Instituto Chico Mendes (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, autorizou a pesca esportiva e amadora …
2
Chuva forte deixa São Paulo debaixo d’água
A chuva que começou ontem não deu sinal de trégua e fez São Paulo amanhecer debaixo d’água nesta segunda-feira, 10. …
3
Coronavírus: aviões da FAB vão retirar brasileiros de Wuhan, na China
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram nesta quarta-feira, 5, em direção a Wuhan, na China, para retirar os …
4
BBB20: Mulheres decidem o destino de Pétrix Barbosa
A união das mulheres  decidiu o destino de Pétrix não apenas no Big Brother Brasil 20, mas também fora da …
5
Damares Alves: abstinência sexual, protesto e contradição?
Por que este grupo de mulheres deu as costas para a ministra Damares Alves enquanto ela defendia sua política de …
6
Bolsonaro e a demissão do secretário que viajou com jato da FAB
O presidente Jair Bolsonaro anunciou em sua conta no Twitter que vai tornar sem efeito a nomeação de José Vicente …
7
Visibilidade trans: a história de Thais de Azevedo
O que é violência para você? Para Thais de Azevedo essa pergunta resume uma trajetória de vida. Como mulher trans, …
8
Qual o impacto do feminismo na periferia ? Luana Hansen dá a letra
Dj, MC e produtora musical, Luana Hansen fez e faz história no movimento hip hop há, pelo menos, duas décadas. …