Chefe do Jornal da Record se demite e pede voto em Haddad

A emissora do bispo Edir Macedo foi acusada de pressionar seus jornalistas para fazerem matérias positivas pró-Bolsonaro

Por: Redação | Comunicar erro
chefe jornal da record
Crédito: Reprodução/FacebookLuciana Barcellos, ex-chefe de redação do Jornal da Record, declarou voto em Fernando Haddad

O jornalismo da Record TV se viu envolto em uma polêmica após alguns de seus funcionários denunciarem sofrer pressão da alta cúpula da emissora pertencente ao bispo Edir Macedo que estaria cobrando matérias favoráveis a Jair Bolsonaro e contrárias a Fernando Haddad. A emissora nega, mas os rumores de que o fato seja verdadeiro ganhou ainda mais força após a demissão da chefe de redação do Jornal da Record, principal noticioso da emissora, que agora declarou voto no candidato do PT.

Em sua conta nas redes sociais, Luciana Barcellos não discorreu sobre os motivos de sua saída da Record, ressaltou que o petista não foi sua opção de voto no primeiro turno, mas que não poderá votar em Bolsonaro por causa do histórico de preconceito do militar e sua antipatia pelas instituições democráticas.

“O Haddad não foi o meu candidato no primeiro turno. Mas agora o que está em jogo aqui é maior do que nossas primeiras escolhas. É a democracia, é o que queremos para nossos filhos, sobrinhos, netos, amigos, para todos os nossos afetos. É o que queremos de bom também para quem a gente nem conhece pessoalmente. Ninguém é racista ou homofóbico só da boca para fora. Ninguém defende tortura só porque é ‘meio doido’. Não existe fascismo ‘light’”, afirmou a jornalista.

“Algumas pessoas próximas e muito queridas não querem o obscurantismo mas também não se sentem à vontade para votar no PT. Peço respeitosamente que reflitam, que reconsiderem. Não anulem, não votem em branco, não ajudem a eleger o Bolsonaro”, continuou Luciana.

“Votar no Haddad não é assinar cheque em branco para o PT, não é isentar o PT da responsabilidade de não ter feito a autocrítica. É defender o nosso direito de seguir em frente. E para nós, jornalistas, votar no Haddad também é defender o direito de exercer livremente a profissão”, concluiu Barcellos.

Entenda

jornal da record
Crédito: Reprodução/RecordTVRecord foi acusada de pressionar seus jornalistas a fazerem pautas positivas para Bolsonaro

Os profissionais de jornalismo da Record TV recorreram ao Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (SJSP) para denunciar pressão que têm sofrido nos bastidores da empresa, que tem cobrado de seus profissionais matérias para beneficiar o presidenciável Jair Bolsonaro.

De acordo com o site do Sindicato, empregados da emissora, da estação de rádio e do portal R7 alegam que “estão sofrendo pressão permanente da direção da emissora para que o noticiário beneficie o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) e prejudique Fernando Haddad (PT)”.

O noticiário começou a dar uma guinada, ainda antes do primeiro turno eleitoral. Um momento importante foi a entrevista com Jair Bolsonaro levada ao ar em 4 de outubro no mesmo momento em que sete outros candidatos à Presidência realizavam um debate na TV Globo”, relembrou o sindicato.

“O portal R7 também passou a ser dirigido a favor do candidato do PSL de forma explícita: por vários dias seguidos, os destaques da rubrica ‘Eleições 2018’ na home se dividiam entre reportagens favoráveis a Bolsonaro e reportagens negativas a Haddad”, completou.

É oportuno ressaltar que o empresário e pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, dono da Record TV e do portal R7, Edir Macedo, declarou publicamente apoio a Jair Bolsonaro.

1 / 8
1
05:46
Os melhores tipos de música que ajudam na gravidez
A partir do sexto mês de gestação, a criança já tem audição definida. Quais são os estímulos e efeitos que as …
2
03:26
Frota reconhece uso de ‘fake news’ na eleição de Bolsonaro
Na última edição do Roda Viva, da TV Cultura, o deputado federal Alexandre Frota (PSL) revelou que sabia sobre o …
3
04:24
Jatinhos: Bolsonaro ataca Huck, mas não fala nada de Hang
Após receber críticas de Luciano Hulk, o presidente Jair Bolsonaro resolveu mostrar o financiamento que o apresentador  recebeu do BNDES …
4
04:15
Bolsonaro recuará na indicação de Eduardo para embaixada ?
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) admite, pela primeira vez, que existe a possibilidade dele não indicar seu filho, o deputado …
5
02:29
Sequestro na Ponte Rio-Niterói termina após mais de três horas
Um homem armado entrou em um ônibus e manteve 37 reféns no início desta terça-feira, 20, na Ponte Rio-Niterói, via …
6
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
7
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
8
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …