Cinema encerra suas atividades hoje e exibe “La Dolce Vita”
O Cine Belas Artes realiza nesta quinta- feira, 17, a última sessão de suas salas, após meses de tentativas para a preservação do espaço. Entre os filmes em cartaz estão “La Dolce Vita”, “No Tempo do Onça”, “O Leopardo”, entre outros. Apesar das sessões não fazerem parte da programação Catraca Livre da cidade, o projeto faz uma homenagem a última exibição: cada ingresso custará R$ 18.
O proprietário do cinema, André Sturm, passou por períodos de negociações e propostas de aumento do valor do aluguel – tentativas negadas por parte do dono do imóvel, Flávio Maluf, e seus advogados.
As últimas esperanças dos funcionários e manifestantes que mobilizaram diversas campanhas pela internet e pelas ruas fincavam-se no pedido de tombamento, iniciado em janeiro deste ano.
- São Paulo quer reviver os tempos de cinema de rua
- Belas Artes pode ser reaberto em Pinheiros
- Condephaat decidirá até o fim de novembro se o Belas Artes deve ser tombado
- Uma noite em homenagem ao Cine Belas Artes
Histórico
A primeira resposta do tombamento tinha previsão inicial para ser fornecida em meados de abril de 2011, três meses após a entrada da solicitação ao Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).
O órgão explicou hoje, através de sua assessoria de imprensa, que mesmo se o tombamento for autorizado, o proprietário do imóvel poderá solicitar reformas para construir uma loja ou outro empreendimento no espaço, mas estas passarão por um novo processo de autorização do Conpresp.
O Catraca Livre criou um série especial em homenagem ao Cine Belas Artes, com depoimentos de funcionários e amantes do clássico espaço cultural da cidade. Relembre aqui.
Confira abaixo a programação por sala
Sala Villa-Lobos
21h
La Dolce Vita
Sala Candido Portinari
21h30
No Tempo do Onça
Sala Oscar Niemeyer
20h30
O Leopardo
Sala Aleijadinho
21h30
O Joelho de Claire
Sala Carmen Miranda
21h20
O Águia
Sala Mario de Andrade
20h20
Queimada!