Cinemateca traz debate Andrea Tonacci
A Cinemateca, em parceria com a UNIFESP e a FAP – Fundação de Apoio à UNIFESP, traz o projeto Univercine, atividade educativa voltada à formação de público e à discussão de temas relativos às ciências humanas.
Com exibições mensais todos os sábados, o espaço traz filmes brasileiros seguidos por debates com professores e convidados. O convidado da vez é Andrea Tonacci, autor de “Bang bang”. O encontro ocorre neste sábado, 18, às 14h. A entrada é Catraca Livre.
Esse mês, o projeto apresenta também “Serras da desordem”, também de Tonacci prêmio de Melhor filme e Fotografia no Festival de Gramado de 2006.
- Casa de Cultura do Parque tem finais de semana recheados de música, literatura, oficinas e muito +
- As fascinantes histórias que há por trás de 10 obras de arte famosas
- 6º Santos Film Fest divulga programação completa com quase 90 filmes
- Spcine Play libera todo seu acervo de filmes grátis por 30 dias
Serras da desordem traz registros documentais misturados à ficção para tratar o conflito entre natureza e civilização. O enredo narra a história de um índio nômade que sai pelas serras após ver sua família dizimada por fazendeiros. Acaba sendo capturado e indo parar em Brasília e sua história virou notícias nos jornais.
Serras da desordem
(Dir.: Andrea Tonacci. São Paulo, 2006, 35mm, cor, 135’).
Exibição do filme e encontro com Andrea Tonacci
Mediação: Mauro Rovai
Classificação Indicativa: maiores de 14 anos
Índio nômade perambula pelas serras do centro do país depois que sua família é massacrada por um grupo de fazendeiros. Capturado em novembro de 1988, a dois mil quilômetros de distância de seu ponto de partida, é levado por um sertanista à Brasília. Sua história ganha as páginas dos jornais, gerando polêmica entre historiadores e antropólogos em relação à sua origem e identidade.
Horário: às 14h