Ciro Gomes cita fake news sobre governo Bolsonaro e causa na web
A citação imputada ao futuro ministro Paulo Guedes nunca existiu
O ex-presidenciável Ciro Gomes, terceiro colocado na disputa pelo Planalto em 2019, que culminou na vitória de Jair Bolsonaro, acabou cometendo um equívoco e caiu em fake news envolvendo o nome do futuro ministro da Economia do país, Paulo Guedes.
Em entrevista ao jornalista Roberto D’Avila, da GloboNews, na última sexta-feira, 9, o ex-governador do Ceará disse que Guedes “quer privatizar o c* dos curiosos”, fazendo menção a um factoide criado por um perfil satírico do jornal Folha de S.Paulo no Twitter.
A declaração de Paulo Guedes nunca existiu. O que houve foi um tuíte da conta “Falha de S.Paulo”, que não tem qualquer ligação com a Folha, tampouco credibilidade. O perfil, inclusive, ironizou Ciro Gomes: “Esse povo esquece de olhar as fontes…”, tuitou.
- Turma da Mônica entra na luta contra as fake news da vacinação
- Joias de Bolsonaro geram memes nas redes sociais
- Idosa que prometeu ‘pegar o Xandão’ já foi condenada por tráfico de drogas
- Mesmo com privilégios, bolsonaristas reclamam de ‘prisão’ e viram piada
Na ocasião, o pedetista pediu a palavra ao jornalista e questionou-o: “Posso dizer aqui uma coisa escatológica?”, após o consentimento do apresentador, ele reiterou: “Uma jornalista perguntou para ele (Paulo Guedes), quais eram as empresas prioritárias para privatização. Aí ele disse que ‘são aquelas desenvolvidas no c* dos curiosos’”, disse ele, em tom de seriedade.
Veja repercussão na web:
https://twitter.com/bolsimpson/status/1061100559372029953