Cocielo se pronuncia sobre acusações de racismo: ‘vacilei’
O youtuber também comentou sobre os tweets antigos de cunho preconceituoso que a internet ressuscitou
Na noite desta quarta-feira, 4, o youtuber Cocielo, dono do CanalCanalha na plataforma, se pronunciou sobre as acusações de racismo feitas contra ele em um vídeo intitulo “Ignorância”, com pouco mais de 6 minutos de duração.
“Eu estou aqui consciente do meu erro e não quero tentar ter razão ou debater em cima de uma coisa em que eu não tenho razão nenhuma”, começou o youtuber.
O comentário em questão é sobre o jogador Mbappé, da seleção francesa. Após partida contra a Argentina pela Copa no Mundo, na qual a França sagrou-se vencedora por 4 x 3, Cocielo disse que “Mbappé conseguiria fazer uns arrastão top na praia”.
- Mais de 30 filmes e séries chegam à Netflix em dezembro; confira
- Com racismo explícito, Ana toma medida severa em Túnel do Amor
- Cientistas usam IA e rede social para criar modelo que prevê ansiedade e depressão
- Cantora Aurora nega gesto racista de baterista no Lollapalooza
No vídeo, Cocielo explicou que o tweet foi feito em referência à velocidade do jogador, e não à cor de sua pele. Ele ainda admitiu que o comentário foi “muito zoado e muito mal explicado”, e que acabou ofendendo algumas pessoas. Ele também agradeceu àqueles que tiveram paciência em explicar o que significa racismo institucional e racismo velado.
“É bom a gente se informar. No meu caso, a minha ignorância foi combatido com conhecimento. E quando eu fiz esse tweet, logo em seguida eu deletei ele porque quem me conhece sabe que o meu intuito não é ofender ninguém”, disse Cocielo.
O youtuber ainda comentou sobre o fato de ter perdido patrocinadores. “Eu não nasci em berço de ouro, eu vim do nada. A coisa mais importante pra mim é minha criação e humildade. E eu aprendi que humildade não está no que a gente tem, está no nosso caráter. E quem me ensinou isso foi minha mãe. Eu me sinto envergonhado por ter decepcionado ela”, comentou.
TWEETS ANTIGOS
Após o caso vir à tona, a internet também ressuscitou alguns tweets racistas de Cocielo. “Eu não sou uma pessoa que quero espalhar o racismo e ser preconceituoso. Hoje, eu vejo tudo aquilo que eu postei e me sinto envergonhado. Foram coisas absurdas. Eu postava ‘supostas piadas’ e eu deveria ter, mas não tive, a mínima noção do peso que isso teria hoje. E com isso eu aprendi que o que eu falei não é piada hoje, não é amanhã e nunca tem que ser. A gente tem que evoluir junto com o mundo, e eu vacilei”.
https://twitter.com/bchartsforum/status/1013144576729677824
“Eu aprendi e evoluí. Eu apaguei 50 mil tweets ou mais. Eu apaguei porque eu quero recomeçar. A partir de agora eu vou olhar pra frente, fazer diferente, aprender com meu erro e vou levar toda essa situação para sempre comigo porque isso foi uma lição pra mim”, disse Cocielo.
“Isso não deveria, mas faz parte do meu aprendizado e do meu crescimento humano”, concluiu o youtuber, instigando seus seguidores a aprenderem com ele também.
Assista ao vídeo completo aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=gMCVAecsIoI&feature=youtu.be&a=