Condephaat decidirá até o fim de novembro se o Belas Artes deve ser tombado
O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico) autorizou nesta segunda feira, 3 de outubro, a abertura dos estudos sobre o tombamento do Cine Belas Artes. Enquanto o processo não for concluído o imóvel está protegido. O proprietário não poderá dar nenhuma nova finalidade ao edifício.
A decisão foi tomada ontem depois de uma reunião de quatro horas que dividiu o conselho. A opção pela abertura dos estudos foi apertada e a previsão é de que o resultado saia no fim de novembro.
Segundo a assessoria de imprensa do Condephat, especificar prazos para esse tipo de análise não é uma prática comum, mas no caso específico do Belas Artes a urgência e a polêmica levantadas pela questão fizeram com que isso se tornasse necessário.
- Museus que exploram os cinco – ou mais – sentidos
- Belas Artes pode ser reaberto em Pinheiros
- Fachada do Belas Artes é tombada pelo Condephaat
- Uma noite em homenagem ao Cine Belas Artes
Para dar prosseguimento aos estudos foi criada uma comissão que deve voltar sua análise para dois pontos chave. O primeiro é decidir o que exatamente será tombado, o prédio ou sua movimentação cultural. O segundo é especificar qual instrumento legal será utilizado para esse tombamento e de que maneira esse patrimônio será preservado.