Congregação Legionários de Cristo reconhece abusos contra 175 menores
Os Legionários de Cristo querem dar um passo adiante para confrontar sua história, diz o comunicado oficial
A congregação mexicana Legionários de Cristo reconheceu no último sábado, 21, que pelo menos 175 menores de idade, entre crianças e adolescentes, foram abusados sexualmente por 33 sacerdotes.
A congregação, criada em 1941, informou que seis dos religiosos envolvidos morreram, um deixou o grupo, oito largaram o sacerdócio e 18 continuam nos Legionários de Cristo.
“O papa Francisco, no final da reunião em Roma, com os presidentes de conferências episcopais em todo o mundo reconheceu que ‘a universalidade dessa praga, confirmando sua severidade em nossas sociedades, não diminui sua monstruosidade dentro do Igreja'”, diz o comunicado.
- Jovem envia mensagem ao pai antes de estupro: ‘O professor é pedófilo’
- Anestesista é preso por estuprar mulheres em cirurgias no Rio
- Casal é preso em Paraty por vender filmes de estupro dos filhos
- Criança de 3 anos é abusada sexualmente em creche de Hortolândia
Apenas padre Marcial Maciel, fundador já falecido da congregação, abusou de aproximadamente 60 pessoas. O site Poder360 disponibilizou o comunicado oficial. Para ler, clique aqui.
Como denunciar
Por meio do Disque 100, o usuário pode denunciar violências contra crianças e adolescentes, colher informações acerca do paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas – independentemente da idade da vítima – e obter informações sobre os Conselhos Tutelares.
O serviço funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, conforme a competência, num prazo de 24h. A identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo (as informações são da UNICEF). Saiba mais como denunciar casos de abuso infantil e como orientar a criança e adolescente.