Conheça o prédio de escritórios que é um ótimo exemplo de arquitetura verde

A sede do Banco Europeu de Investimento, em Luxemburgo, influencia o ambiente e as pessoas que trabalham no edifício

Por Redação
08/05/2013 16:50 / Atualizado em 04/05/2020 11:43

O Banco Europeu de Investimento, em Luxemburgo, é um exemplo de que a arquitetura, se pensada de maneira mais “verde”, pode influenciar o ambiente de forma mais profunda que a estética. Concluído em 2008 e projetado pelo escritório alemão Ingenhoven Architects, o edifício é todo coberto de vidro tubular e ganhou uma série de prêmios pelo seu design ambientalmente consciente e eficiente em termos de energia, bem como pelo seu bom aproveitamento do espaço interno, que promove a interação e a comunicação entre os funcionários.

A sede do EIB é uma construção de 170 metros de comprimento com uma estrutura de aço e um layout de escritório chamado de “não-hierárquico”. Suas salas são dispostas em ziguezague, o que permite flexibilidade na composição interior e maior interação entre os funcionários. O edifício de 72 mil m² acomoda 750 funcionários,  é cercado por jardins de inverno e verão e inclui um “morno” átrio interior, além de uma cafeteria, um restaurante e uma conexão com prédios vizinhos.

Como todo o edifício é coberto por vidro (são cerca de 13 mil m²), a luz entra facilmente por todos os ângulos. As janelas abrem em vários sentidos, de forma que os funcionários possam controlar a temperatura e a ventilação natural. Além disso, o jardim de inverno age como um amenizador de temperatura, eliminando a necessidade de aquecimento ou de ar condicionado.