Em Mônaco, o verde é o novo ouro

Hoje é impossível definir o principado com um rótulo apenas

Por: Viramundo e Mundovirado

Na paleta de cores nos matizes do ocre ao rosa que revestem os edifícios de Mônaco, o que brilha agora é o verde. Verde que tinge áreas escondidas entre construções, nas menos visíveis como telhados, nas varandas, enfim improváveis locais para o cultivo de hortaliças e frutas.

Crédito: Getty ImageVista aérea do badalado e luxuoso principado de Mônaco

No país mais densamente povoado e rico do mundo, a sustentabilidade é a bola da vez do Principado.

Contudo, essa abordagem ambiental não é novidade em Mônaco, ela está alicerçada no “DNA” de seus governantes há mais de cem anos. E agora ganhou reforço peso-pesado com o monarca príncipe Albert II, que assim como seus ancestrais, tomou para si o trabalho de aumentar a conscientização ecológica dos monegascos.

Crédito: Getty ImageJardins, hortas e pomares nas coberturas dos edifícios

Na linha de frente desses esforços está sua fundação criada em 2006, que se concentra nas mudanças climáticas, gestão da água e combate à perda de biodiversidade.

Dentre os vários projetos ambientais, o que me tocou de modo especial foi o “Terre de Monaco”, fundado em 2016 pela suíça Jessica Sbaraglia cujo opbjetivo é a agricultura urbana. O projeto cria microfazendas orgânicas e pomares, com zero desperdício, em varandas, telhados dos prédios, e em pequenos terrenos onde flores se misturam com hortas e pomares. Com uma produção de cinco toneladas de produtos orgânicos, seu projeto é um sucesso, e já tem parcerias com os principais chefs do Principado.

Crédito: Gerard Julien _ KeolisTriciclo elétrico sendo promovido pelo príncipe Abert II

Mas outras iniciativas com viés ecológico e turismo responsável não passaram despercebidas, e ainda ajudam a promover mudanças em direção à sustentabilidade e ao cumprimento de rigorosas metas verdes. A começar pelo transporte público. Há opções elétricas, um ônibus híbrido que ziguezagueá pelas estradas sinuosas de Mônaco, ou ainda um cruzeiro de lazer num barco movido a energia solar que atravessa Port Hercules a cada 20 minutos. Os monegascos têm incentivo para compras de carros e triciclos elétricos, além de tarifas baixas para os transportes coletivos – um quê a mais para deixarem os carros nas garagens. E a população ainda é motivada a andar mais de bicicletas, scooters e até de patins!

Para entrar nessa onda verde, uma frase de escritor americano bem acompanha o percurso a pé em Mônaco: “cidade que não tem lugar para caminhar, também não tem lugar para a alma”. E foi nesse passeio que descobri restaurantes que criam pratos à base de produtos orgânicos. E qual é o crème de la crème desses restaurantes? O Elsa que fica no interior do Hotel Monte-Carlo, o primeiro restaurante 100% orgânico a ser contemplado com uma estrela Michelin.

Crédito: Terre de MonacoJardim Terre de Monaco

Atitudes importantes na sustentabilidade e com certificados verdes reconhecendo seus esforços estão presentes em muitos dos luxuosos hotéis de Mônaco. É o caso do Fairmont Monte Carlo, um gigante modernista, onde bombas subterrâneas geram energia limpa a partir da água do mar para alimentar os sistemas de aquecimento e ar condicionado do hotel.

O hotel também trabalha em estreita colaboração com a Fundação Prince Albert II financiando estudos sobre o golfinho listrado do Mediterrâneo, cujo habitat é cada vez mais ameaçado pela poluição e pelo aumento da temperatura da água.

Crédito: Terre de MonacoEm Port Hercule, um canteiro de hortaliças e flores

Hotéis e bares em todo território monegasco aboliram há muito tempo pratos, talheres e canudos de plásticos. Muitos deles participam de projetos de reflorestamento em áreas degradadas, ou como no caso do hotel “Mon Arbre à Moi” que plantou oliveiras numa colina anteriormente destruída pelo fogo.

Ah! Mas você pode se perguntar: e o GP de Fórmula 1, com suas máquinas velozes movidas a gasolina, não é uma das competições mundiais que mais poluem? Você está certo. Eu mesmo gostaria  de saber como eles estão trabalhando isso. Mas o Principado também recebe o e-Rallye anual (com veículos elétricos ou movidos a hidrogênio) e o ePrix bienal, que percorre as mesmas estradas icônicas e curvas fechadas, promovendo competições mais sustentáveis.

Uma coisa é certa, dependendo de cada olhar, hoje é impossível definir Mônaco com um rótulo apenas. O convite à viagem desta vez ao Principado é seu verde.


Imagem Carnaval Sem Assedio
Por: Viramundo e Mundovirado

Site de viagens e descobertas. Sugestões para despertar a mudança que o viajante, mesmo sem o saber, deseja. Viajar muda também seu interior, daí “viajar para se descobrir”

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Viramundo e Mundovirado da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …