Conheça os catadores que, com a Ambev, fizeram um Carnaval sustentável

Os blocos brilharam na festa, mas os coletores é quem realmente deram um show nas ruas e avenidas. Vem conhecer esses guerreiros

Por: Publi

A folia nas cidades brasileiras não para. Ao passo que a galera curte, o lixo também vai aumentando e é nessa hora que um grupo importante entra em cena: os catadores. Contribuindo para um Carnaval sustentável, limpo e seguro, a Ambev está apoiando mais de 2,8 mil profissionais da reciclagem nas principais capitais do país – responsáveis por coletar o lixo de mais de 26 milhões de foliões.

Mesmo depois da festa, o legado continuará em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador com lixeiras fabricadas a partir dos resíduos que foram reaproveitados. O presente será entregue pela Ambev em 1º de junho, lembrado como Dia do Meio Ambiente. E não para por aí. A cervejaria planeja acabar com a poluição plástica geradas por suas embalagens até 2025.

Campanha reciclagem Carnaval
Crédito: DivulgaçãoInciativa transformará lixo do Carnaval em lixeiras que serão distribuídas em cinco capitais

De acordo com a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), o time dos catadores recebeu equipamentos de proteção como luvas, bonés, sacos apropriado, além de contar com postos de apoio com banheiros e água. Ao todo são 45 centrais de coleta espalhadas estrategicamente pelas cidades. Nas centrais, os materiais são recebidos, separados e destinados para a reciclagem.

Dependendo da quantidade e do tipo de resíduo coletado (vidro, plástico, lata) a renda dos trabalhadores aumenta, o que influência positivamente a atuação profissional do grupo por conta da valorização no mercado. A vida em família também é impactada, uma vez que diversos lares são mantidos graças ao esforço dessa equipe.

No Brasil, quase todas as latinhas de bebidas já são recicladas graças aos coletores, sem eles não haveria a festa da reciclagem. A ação da Ambev reforça a importância dessa classe profissional para a sociedade e meio ambiente. Chama a atenção de como é preciso fornecer a estrutura necessária para que possam operar em alto nível, como salário justo, equipamentos de segurança, seguro contra lesões, entre outros pontos.

Por trás das luvas, uniforme e bonés, existem pessoas dedicadas e comprometidas com o bem-estar coletivo. Na festa do Carnaval os blocos brilharam, mas os catadores é que realmente deram um show nas ruas e avenidas. Vem conhecer essa galera:

Folia Sustentável? Temos! #AlegriaQueTransforma

Dá uma olhada em como funcionou a parceria da Cervejaria Ambev com a ANCAT e as prefeituras para que mais de 2,8 mil catadores de material reciclável trabalhassem nos blocos coletando latinhas, garrafas e muito mais #AlegriaQueTransforma #AlemDosRotulos #Ambev

Posted by Catraca Livre on Tuesday, February 25, 2020

Carnaval com menos lixo nas ruas #AlegriaQueTransforma

Dá uma olhada no depoimento da Graice sobre como funcionou a parceria da @cervejariaambev com a ANCAT e prefeituras por um Carnaval com menos lixo nas ruas. #AlegriaQueTransforma #AlemDosRotulos #Ambev

Posted by Catraca Livre on Wednesday, February 26, 2020

Coleta de recicláveis nos blocos #AlegriaQueTransforma

Hora de conhecer mais um dos catadores de material reciclável que estão fazendo acontecer nos blocos e contribuindo para um Carnaval com menos lixo nas ruas. Dá uma olhada no depoimento do Luis Fernando ;) #AlegriaQueTransforma #AlemDosRotulos #Ambev

Posted by Catraca Livre on Thursday, February 27, 2020

Compartilhe: