Criança morre baleada durante queima de fogos no Rio
Menina estava no colo da mãe quando foi atingida por bala perdida
Alice Pamplona da Silva de Souza, de 5 anos, morreu na na madrugada do dia 1º, depois de ser baleada no pescoço durante a queima de fogos na virada do ano, no Morro do Turano, região central do Rio de Janeiro.
A menina estava no colo da mãe vendo os fogos no quintal de casa quando foi atingida pela bala perdida.
De acordo com a Polícia Militar, não havia operação no momento em que a criança foi baleada e um inquérito foi instaurado para saber de onde partiu o tiro. No momento do disparo, estava ocorrendo um baile na comunidade.
Cer de 12 mil pessoas moram no Morro do Turano, que tem uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) há 10 anos.
A ONG Rio de Paz divulgou um vídeo do momento em que os familiares percebem que a menina foi atingida e saem correndo para prestar socorro. Alice chegou com vida ao hospital, mas acabou morrendo por volta da 1h da manhã.
“Foi à meia-noite em ponto. Foi quando ela falou :”Ai”. A gente pensou que ela estava dando convulsão. Eu e meu marido levamos ela de moto para o hospital. Fui com meu dedo segurando a língua dela. Teve um momento que ela foi parando de apertar o dedo”, contou ao Extra a madrinha da menina, Mayara Aparecida de Souza.
Conforme a Polícia Civil, o caso foi registrado na 6ª DP (Cidade Nova). A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) ficará responsável pela investigação do caso. Os pais da criança já prestaram depoimento na unidade policial e outras testemunhas também serão ouvidas.
Em nota ao Extra, a Polícia Militar informou que não houve operação policial na comunidade e nem registro de confrontos envolvendo PMs na localidade no momento em que a menina foi baleada.
criança morre baleada durante queima de fogos no Rio