Depois de abaixo-assinado online e receber ligação do prefeito Haddad, bailarina consegue lar para cães
“Oi, aqui é o Fernando Haddad. Eu gostaria de entender o abaixo-assinado sobre os cachorros. Você pode falar agora?” Foi assim que começou a conversa da bailarina Ísis Oliveira e o prefeito de São Paulo, após ele próprio ter ligado por conta da petição criada por ela na plataforma Change.org pedindo a construção de um lar para cães no bairro de Brasilândia.
Os animais haviam sido desalojados por causa das obras de construção de um hospital municipal e mais de 67 mil pessoas assinaram a petição que eles não ficassem largados na rua.
Ísis está sempre atenta aos cachorros da região da Brasilândia e, junto com a sua mãe, busca ajudar no que precisam. “De forma voluntária, tentamos encontrar uma casa para os animais, alimentá-los, levá-los ao veterinário quando sofrem um acidente ou aparentam estar doentes. Fazemos isso há muitos anos e é por amor mesmo”, conta ela. Com o início das obras do hospital municipal, nove cães foram expulsos do terreno onde moravam e, assim que soube, a bailarina criou o abaixo-assinado. “Por um lado, eu achei que a solução seria mais rápida e simples. Por outro, nunca imaginei que ganharia tanta repercussão a ponto do prefeito me ligar”, ressalta.
- Abaixo-assinado reúne 200 mil por liberdade à elefanta Bambi
- Ativista cria abaixo-assinado para gata voltar a usar canabidiol
- Prefeitura de Niterói recebe 182 mil assinaturas para abrigo a cães
- Decepção, diz autor de petição após liberação de fogos com ruídos
A pressão na prefeitura aconteceu com várias ações realizadas por meio do abaixo-assinado. A primeira foi entregar a versão impressa do documento para o prefeito no dia em que ele foi visitar as obras do hospital municipal. Em seguida, Ísis tentou uma reunião com o subprefeito da Freguesia e Brasilândia, Alexandre Moratore, que não a atendeu. Neste momento, uma notícia bem ruim: a cadela Piaba, um dos animais desalojados, foi agredida na rua e morreu. Isto reacendeu a mobilização e, por meio da própria Change.org, a bailarina enviou um email para todas as pessoas que assinaram pedindo que enviassem mensagens diretamente para a página do prefeito Fernando Haddad na internet. No dia seguinte, ele ligou e a solução para os cachorros começou a se concretizar. “Foi uma supresa maravilhosa. Mas o mais importante é que já temos o novo local para os cachorros viverem”, comemora a defensora dos animais.