Prefeitura de Niterói recebe 182 mil assinaturas para abrigo a cães

A petição foi entregue por uma moradora da cidade que há duas décadas presencia o aumento do abandono de cães e gatos pelas ruas do município

Por: Change.org (Oficial) Comunicar erro
Crédito: Yahisbel Adames/Change.orgChefe de gabinete da Prefeitura de Niterói recebe as assinaturas coletadas na petição

Há 20 anos vivendo na cidade de Niterói (RJ), Jeanne Verônica Soledad não suporta mais presenciar o abandono crescente de cães e gatos pelas ruas da cidade. Inconformada com a situação, a técnica em logística e corretora de imóveis decidiu tomar uma atitude em defesa dos bichinhos: criou um abaixo-assinado na plataforma Change.org para pressionar o município a construir um abrigo para os animais. Nesta quinta-feira, 18, Jeanne foi diretamente à prefeitura entregar as quase 182 mil assinaturas recolhidas na mobilização online.

A entrega do abaixo-assinado, que está aberto há pouco mais de 1 ano na plataforma, foi feita ao chefe de gabinete da prefeitura, José Antônio Fortuna Nogueira, o dr. Barroco. “A proposta do abaixo-assinado foi exposta de forma clara e precisa em todos os seus contextos. Fomos ouvidos e iremos acompanhar o andamento do projeto proposto com os representantes do Rodrigo Neves [prefeito de Niterói]”, comenta Jeanne sobre a ação.

A corretora saiu da audiência com um primeiro resultado positivo de sua mobilização: a Prefeitura de Niterói se comprometeu a acionar os setores responsáveis, como o Centro de Zoonoses, para fazer um levantamento sobre a situação e um planejamento. “Nos responderam que irão ver todas as possibilidades para a construção do abrigo e irão informar o doutor Rodrigo [o prefeito] sobre os temas abordados e a necessidade do abrigo”, diz Jeanne.

A corretora de imóveis conta que seguirá com a mobilização pela causa em defesa dos animais até que o abrigo seja feito pela prefeitura. “Esses seres não podem viver nessa situação de total abandono, de descaso dos governantes. Conheço várias pessoas que ajudam no que podem, como eu, mas uma andorinha só, ou duas, ou dez, não fazem verão”, comenta. “Onde eu moro tem muitos cães abandonados, o sofrimento deles eu vejo diariamente”, acrescenta.

Crédito: Arquivo pessoalFome, sede, frio e maus-tratos, a realidade dos animais abandonados pelas ruas de Niterói

Para Jeanne, a construção do abrigo para acolhimento de cães e gatos abandonados possibilitaria uma maior chance de os animais serem adotados ou castrados, já que alguns veterinários poderiam fazer a cirurgia gratuitamente no local. “Eu resolvi abraçar essa causa porque vê-los diariamente nas ruas, passando fome e frio e todos os tipos de maus-tratos, me dói muito”, conta a corretora que se desdobra fazendo doações em dinheiro para entidades protetoras dos animais, além de comprar comida e mantas aos cachorros.

“O abrigo vai dar para os cães de rua um lar, e eles entendem o que é um lar e o que é viver nas ruas. Entendem que são abandonados, eles são seres pensantes e sensíveis”, declara.

A corretora de imóveis explica que a entrega da petição foi feita com a expectativa de sensibilizar o prefeito para a demanda popular representada nas milhares de assinaturas. “Que eles queiram fazer da cidade de Niterói um exemplo a ser seguido e sem maus-tratos [aos animais]”, destaca. “Eu tenho certeza que a população de Niterói está junto comigo”, enfatiza Jeanne, ressaltando que todos que apoiam a petição, assinaram por um mundo melhor.

O abaixo-assinado segue aberto e recebendo novas assinaturas na Change.org. Jeanne ressalta que tem clareza de que a cidade e a sociedade enfrentam vários problemas e preocupações, mas disse entender também que “os governantes têm o poder nas mãos para solucionar essa questão”. “Os animais não merecem esse descaso”, finaliza.

Compartilhe:

Por: Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 280 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 19 milhões só no Brasil. Instagram: https://www.instagram.com/changeorg_br/

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …