Desmatamento é cultural, diz Bolsonaro

Segundo o presidente, a prática de queimar e cortar as árvores faz parte da cultura dos brasileiros e não vai acabar

Por: Redação

Na manhã desta quarta-feira, 20, o presidente Jair Bolsonaro comentou o crescimento recorde da destruição amazônica como o resultado de práticas culturais do brasileiro. “Você não vai acabar com o desmatamento nem com as queimadas. É cultural”, disse.

Crédito: Agência BrasilBolsonaro afirma que queimada e desmatamento é cultural do brasileiro

A afirmação foi feita na saída do Palácio do Alvorada, quando parou para cumprimentar um grupo de eleitores. O presidente também rebateu a ex-ministra Marina Silva. “No período dela tivemos a maior quantidade de ilícitos na região amazônica.”

Quando foi ministra do Meio Ambiente (2003-8), Marina Silva também viu dois recordes de desmatamento na Amazônia,  em 2003 e 2004. Em 2005, foi lançado o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), dando maior alcance de fiscalização ao Ibama.

De agosto de 2018 e julho de 2019, a floresta amazônica registrou destruição recorde, segundo o sistema de monitoramento Prodes (Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia). O aumento foi de 29,5%, 9762 km² foram desmatados, conforme dados do Inpe.

Proporcionalmente, o aumento deste ano é o terceiro maior da história, perdendo para os anos de 1995, com crescimento de 95%, e 1998, com 31%.

Crédito: EOSDIS/NASAFocos de incêndio e fumaça em Rondônia em 16 de agosto de 2019
1
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido. Era …
2
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido. Era …
3
Denúncia contra Glenn Greenwald é um ataque à liberdade de imprensa?
Uma denúncia realizada pelo Ministério Público Federal foi vista como um ataque direto à liberdade de imprensa no Brasil. O …
4
9 pontos polêmicos que Sergio Moro se esquivou no Roda Viva
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi o primeiro entrevistado da nova temporada do programa Roda Viva, …
5
‘Noivado’ de Regina Duarte com Bolsonaro divide opiniões
“Nós vamos noivar, vou ficar noiva, vou lá conhecer onde eu vou habitar, com quem que eu vou conviver, quais …
6
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
7
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …
8
Anarquia da ponte pra lá: a história do punk na periferia de SP
Autor do livro My Way, Valo Velho é história viva da cena anarcopunk de São Paulo. A Catraca Livre foi até …