Dezenas jacarés estão presos em lamaçal no Pantanal; veja
A cena é desoladora e chocante; muitos animais já morreram
Imagens impressionantes gravadas esta semana mostram dezenas de jacarés presos em um açude seco na região da Nhecolândia, próximo a Corumbá (MS) sob calor de cerca de 50ºC.
O vídeo desolador foi gravado por um produtor rural. Na gravação, ele conta que nunca viu algo parecido na região. “Tenho muitos anos de Pantanal e nunca na minha vida vi tantos jacarés em um lugar só. Desesperador”, diz.
As cenas foram registradas no último domingo, 15, em um dos açudes da fazenda Palmeirinha, às margens do rio Taquari e as falas do produtor mostram a surpresa dele com o cenário encontrado. “Estamos preocupados, pois este era o último açude com água”.
- Pesquisa mostra relação entre dieta e interrupção de crescimento de câncer
- Estudo aponta vitamina que pode baixar a pressão arterial em idosos
- Estudo descobre bebida que é capaz de reduzir a pressão arterial
- Saiba quais são os 6 maiores teatros do Brasil
Pesquisadores da Embrapa Pantanal (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), estiveram no local.
“Se a chuva não chegar, provavelmente muitos vão morrer. Aliás, muitos já morreram”, afirmou ao G1 a pesquisadora Zilca Maria Campos.
Segundo Zilca, os animais não resistiram as altas temperaturas da água, por conta do lamaçal que se formou ali e, nos períodos mais quentes, a medição do clima chega a 50°C.
“Eles então morrem por desidratação e os que podem sobreviver são aqueles que se enterram na folhagem e lá as temperaturas estão mais amenas, então, os que buscam refúgio no interior da mata tem maiores chances de sobrevivência”, explicou.
Apesar de impressionante, a cena não é rara. “Na época da seca, é comum os animais migrarem para lagoas e açudes, em busca de água e alimento”, diz o tenente-coronel da Polícia Militar Ambiental Ednilson Paulino Queiroz, doutor em Ecologia, em entrevista ao UOL.