Diretor da Gaviões é demitido após participar de ato pela democracia

Emerson Osasco ganhou apoio nas redes sociais e conseguiu assessoria jurídica e um novo trabalho

07/06/2020 15:35

Emerson Osasco, diretor da Gaviões da Fiel e desenvolvedor de software, foi demitido depois de participar de um protesto contra o fascismo e em defesa da democracia no último domingo, 31 de maio, na avenida Paulista.

 Emerson Osasco, diretor da Gaviões, durante protesto na av. Paulista
 Emerson Osasco, diretor da Gaviões, durante protesto na av. Paulista - Reprodução/Twitter

Emerson se transformou num dos símbolos do protesto ao repetir o gesto do grupo Panteras Negras, o punho cerrado erguido, símbolo de enfrentamento e resistência, em vídeo, enquanto dizia: “Não vamos recuar, nenhum passo pra trás. Aqui é democracia”. Enquanto isso, era cercado e xingado por manifestantes que apoiam o governo Jair Bolsonaro.

O vídeo viralizou e, segundo ele contou ao repórter Adriano Wilkson, do UOL, chegou à empresa para a qual trabalhava como terceirizado, a multinacional mexicana Softtek. Ele conta que o contrato foi rescindido um dia depois do protesto e que o gerente comentou que o motivo da demissão era a participação no protesto e um vídeo em que aparece com o ex-presidente Lula.

Policial cita ‘glamourização do militarismo’ e critica ‘radicalização’ da PM em atos

“Vou entrar com uma ação na Justiça porque foi uma perseguição política. Ficou evidente para mim que foi por causa disso”, afirmou o diretor da Gaviões ao portal.

Segundo ele, até a semana passada, só recebia elogios no trabalho. A empresa negou que a rescisão tenha acontecido por motivos políticos e afirmou que a política de RH “cumpre regulamentos” e está alinhada “ao nosso código de ética”.

A notícia da demissão ganhou a internet e fez surgir uma onda de apoio ao desenvolvedor. Famosos tuitaram cobrando uma justificativa para a Softtek, Emerson ganhou apoio jurídico e, também, um novo emprego. Confira as reações:

https://twitter.com/felipeneto/status/1269688381061181443?s=20

https://twitter.com/lucassimoes13/status/1269689151638691841?s=20

Veja mensagem de Emerson dada em entrevista à Catraca sobre racismo e os protestos: