Doria enfraquece programa que abre ruas à população aos domingos

Ao Catraca Livre, Doria disse que houve um erro e que o programa será retomado a partir deste final de semana

12/05/2017 10:54

A gestão do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), enfraqueceu um programa criado por Fernando Haddad (PT) que transforma as ruas em espaços de lazer aos domingos e feriados.

O projeto batizado de “Ruas Abertas” teve início em 2015, na avenida Paulista, com a liberação das pistas para os pedestres e fechamento para os carros. Depois, acabou sendo expandido para outras 28 vias espalhadas pela cidade. Dias antes de deixar o cargo, o petista promulgou uma lei oficializando a ação.

O programa "Ruas Abertas" foi criado na gestão de Fernando Haddad
O programa “Ruas Abertas” foi criado na gestão de Fernando Haddad

De acordo com informações da “Folha de S.Paulo“, neste ano, parte dessas vias em regiões distintas não tem sido aberta para pedestres e fechada para carros.

A avenida Sumaré, por exemplo, esteve liberada para veículos nos últimos dois domingos e no feriado de 1º de maio. Não houve avisos sobre a mudança na via que, depois da Paulista, era uma das que mais recebia pedestres e ciclistas.

A reportagem da Folha ouviu funcionários nomeados pela gestão Doria. Eles disseram que estão sendo discutidas mudanças no programa e até a possibilidade de acabá-lo.

Em nota, a atual gestão negou a intenção de encerrar o “Ruas Abertas”, mas não explicou os motivos do projeto ter sido suspenso em algumas vias.

No caso da avenida Sumaré, a Companhia de Engenharia de Tráfego informou que não houve a abertura da via nas últimas três ocasiões em função greve geral do transporte público no dia 28 de abril e dos eventos programados para o Dia do Trabalhador por centrais sindicais em 1º de maio.

“A CET priorizou os eventos de maior concentração de pessoas, inclusive a abertura da Avenida Paulista para as atividades de lazer. No próximo fim de semana, o programa Ruas Abertas será ativado normalmente na via”, diz o comunicado.

Ao Catraca Livre, Doria disse que houve um erro e que o programa será retomado a partir deste final de semana.

Leia a reportagem na íntegra.

  • Leia mais: