Eduardo Bolsonaro perde para Facebook na Justiça após expor Globo

O Facebook apagou Publicações do deputado atacavam a imprensa e continham fotos de jornalistas sem autorização

Por: Redação

O deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), após expor jornalistas da Globo em suas redes sociais, perdeu uma ação que movia na Justiça de Brasília contra o Facebook e o Instagram por terem apagado essas publicações. As informações são do portal ‘UOL’.

eduardo bolsonaro facebook globo justiça
Crédito: ReproduçãoEduardo Bolsonaro perde para Facebook na Justiça após expor Globo

As publicações do filho do presidente Jair Bolsonaro atacavam a imprensa, continham fotos de alguns jornalistas que participaram de reportagens que envolviam Eduardo e sua esposa na revista Época. Como Eduardo Bolsonaro não tinha autorização para divulgar a imagem dos jornalistas, as plataformas apagaram a publicação.

Eduardo Bolsonaro não gostou e decidiu processar o Facebook pretendendo a republicação dos conteúdos apagados, além de indenização por dano moral de R$ 5 mil e multa de R$ 1 mil para cada dia de descumprimento, em caso de seu pedido fosse acatado pela Justiça. Mas isso não aconteceu. A Justiça não aceitou o pedido de Bolsonaro.

O juiz substituto Alex Costa de Oliveira indeferiu o pedido e considerou que o pedido de Eduardo Bolsonaro não preenchia os requisitos legais.

O argumento de Eduardo de que as fotos já estavam disponíveis na internet também foi refutado por Oliveira. “O fato de algumas fotos dos profissionais da Revista Época serem facilmente encontradas no Google, a meu ver, no caso concreto, não torna, por si só, justificada a publicação. Como se nota, são ou eram profissionais que atuavam nos bastidores, ou seja, não expunham a imagem deles de forma ostensiva, tal como âncoras de jornais televisivos. Não sendo eles profissionais com a imagem absolutamente disponível ao público, deve ela ser preservada, se não for do interesse deles a exposição.”

1
03:52
No Brasil, 13,5 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema
Dados da última edição da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, que analisa a qualidade de vida da população, mostra …
2
03:58
Por que o câncer do prefeito de SP está cada vez mais comum ?
Diagnosticado com um tumor no sistema digestivo, aos 39 anos, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresenta um …
3
16:46
Os melhores momentos de Janaína Paschoal no Roda Viva
Convidada do programa Roda Viva da última segunda-feira, 4, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL) avaliou o atual cenário político …
4
05:28
Obstrução de Justiça pode gerar impeachment de Bolsonaro?
Em meio à polêmica envolvendo Jair Bolsonaro (PSL) no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco, o deputado federal David …
5
05:16
Valério diz que Lula é um dos mandantes da morte de Celso Daniel
O empresário Marcos Valério, operador do mensalão, revelou em depoimento ao Ministério Público de São Paulo que os ex-presidente Lula …
6
07:19
Amazônia Sem Lei: desmatamento, grilagem, garimpo e queimadas
Desmatamento, queimadas, grilagem, garimpo e conflito. A disputa por terras na Amazônia é muito mais profunda do que a recente …
7
04:12
Entenda a maior treta de Bolsonaro com o PSL
O líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou, nesta quinta-feira, 17, que vai “implodir o presidente”Jair Bolsonaro. A …
8
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …