Eleições 2018: Caetano Veloso ataca Olavo de Carvalho

Compositor publicou neste domingo (14) o artigo “Olavo faz incitação à violência; convoco meus concidadãos a repudiá-lo”

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Wikimedia Commons/YouTubeCaetano Veloso ataca Olavo de Carvalho (foto)

Em um artigo publicado neste domingo (14), Caetano Veloso citou um texto em que o escritor Olavo de Carvalho conclama seguidores a perpetrar uma escalada de ações violentas.

O texto “Olavo faz incitação à violência; convoco meus concidadãos a repudiá-lo” _assinado por Caetano na “Folha de S.Paulo”_ diz que, caso Jair Bolsonaro (PSL) seja eleito presidente do Brasil,  o autor sugere que “imediatamente à sua posse seus opositores sejam não apenas derrotados mas totalmente destruídos enquanto grupos, organizações e até indivíduos”.

“Ele diz que os que consideram Bolsonaro uma ameaça à democracia não estão lutando para vencer uma eleição e sim ‘pela sobrevivência política, social e até física’. Isso é anúncio de autoritarismo matador”, prossegue a denúncia de Caetano.

“Quando atacado a faca por um maníaco, todos os outros concorrentes à Presidência condenaram veementemente o atentado e seu autor; quando um eleitor seu matou um artista baiano que declarara voto no PT, Bolsonaro disse que não tinha nada a ver com isso”, citou o compositor em seu artigo.

Caetano comenta sobre a carreira de Carvalho. “Olavo é figura histórica da anti-esquerda. Catequizou gerações de jovens brasileiros a um anticomunismo delirante e ressentido”, diz. “Olavo hoje posa nos EUA segurando arma pesada. Quão útil será sua cruzada para a indústria armamentista?”, questiona o músico.

Crédito: reprodução/InstagramCaetano Veloso ataca Olavo de Carvalho em artigo

No texto, Caetano diz que “é evidente que todo cidadão brasileiro que mereça esse nome _seja ele Fernando Henrique Cardoso, Roberto Carlos, Roberto Schwartz, Suzana Vieira, Chico Buarque, Luiz Tenório de Oliveira Lima, Letícia Sabatela, Fernando Haddad, Zezé de Camargo, Miriam Leitão ou ACM Neto_ deve agir contra a possibilidade de eleição de Bolsonaro”. “A não ser que este desautorize publicamente o texto de Olavo”, pondera.

Por fim, o baiano esclarece que não é petista e nunca foi comunista. “Mas farei o que me for possível para vencer o crescimento da desigualdade e, acima de tudo, defenderei os direitos da pessoa humana. Ou vamos fingir que o candidato dele já venceu a eleição e, por isso, pode mandar matar quem não votou nele?”

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial

Compartilhe:

1 / 8
1
02:20
Novas regras para o uso de patinetes elétricas em SP
A prefeitura de São Paulo definiu novas regras para o uso de patinetes elétricas compartilhadas na cidade. Entre as  determinações …
2
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
3
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
4
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
5
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
6
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
7
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
8
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …