Elza Soares e Rafaela Silva lançam clipe e documentário
O que a cantora e a atleta olímpica têm em comum? Confira!
A cantora Elza Soares e a judoca campeã olímpica Rafaela Silva têm muito em comum: ambas contam com uma trajetória de dificuldades, superação e consagração que é contada em forma de documentário e clipe num projeto que estimula o debate sobre racismo, poder feminino e diversidade.
Lançados neste Dia da Consciência Negra, tanto o documentário quanto o videoclipe contam com a presença da canção “A Carne”, lida no primeiro e interpretada no segundo pela voz marcante de Elza.
O coletivo MOOC (Movimento Observador Criativo), integrante do casting de diretores da produtora Conspiração, assina a direção criativa do clipe “A Carne”, música composta por Seu Jorge, Marcelo Yuka e Ulisses. Formado por oito jovens negros paulistanos, o coletivo busca imprimir em seus trabalhos uma nova identidade do jovem negro.
“Todas as referências utilizadas na produção do clipe remetem à nossa essência como preto e à vivência das nossas mães, que se esforçaram muito para formar as pessoas que somos hoje e que, mesmo enfrentando dificuldades, nunca desistiram e se mantiveram firmes e de cabeça erguida”, afirmou Catarina Martins, do MOOC.
Veja o resultado:
https://youtu.be/1YmBHAu-oeg
No documentário, o fio condutor são as dificuldades passadas por Rafaela Silva até chegar ao ouro olímpico, nos Jogos do Rio, em 2016. Tudo narrado por Elza Soares.
“Estamos falando de duas mulheres dignas de reverência, com trajetórias de luta e resultados admiráveis em suas vidas e carreiras” diz Fernando Nogari, da Dupla Banzai, responsável pela direção do filme.
Confira o documentário:
- Acreditamos que o racismo vai acabar quando houver mais iformação para a sociedade. Confira todas as reportagens especiais produzidas para o Dia da Consciência Negra aqui.