Escócia faz projeto para que crianças andem de bicicleta
Crianças que têm a chance de se locomoverem de bicicleta pela cidade podem se considerar privilegiadas. Porém, infelizmente, não são todos os países que oferecem uma mobilidade urbana planejada e segura para seus cidadãos.
Neste sentido, Glasgow, na Escócia, pode ser considerada um exemplo. Lá, um projeto voltado para que crianças aprendam a andar de bicicleta pela cidade, antes do começo da vida escolar, fez sucesso e se tornou referência.
- Leia também: Em Washington, EUA, todas as crianças de escolas públicas aprenderão a andar de bicicleta
“Play on Pedals” foi um projeto de parceria nacional ocorrido entre abril de 2014 e dezembro de 2016 na maior cidade escocesa. Com o arrecadamento de 231 mil libras através de financiamentos, a iniciativa conseguiu atingir muitas crianças em idade pré-escolares e suas famílias.
- 5 hotéis em São Paulo ideais para fazer um ‘day use’ com as crianças
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- 3 parques naturais brasileiros para visitar na ‘semana do saco cheio’
- Cia Bambuzal promove encontros lúdicos e poéticos para crianças e famílias no Espaço de Brincar do Sesc São Caetano
A intenção do “Play on Pedals” era quebrar as barreiras que os pequenos enfrentam para participar de atividades físicas na cidade e ainda apoiar as crianças e suas famílias a desfrutarem e ganharem confiança através do ciclismo.
O projeto organizou doações de bicicletas usadas por toda a cidade, como ainda facilitou a distribuição destas e de mais 500 bicicletas novas para pessoas com menos recursos financeiros. Assim, com voluntários treinados como instrutores, a ação conseguiu com que crianças e seus familiares aprendessem a pedalar com segurança.
Em um período de dois anos, o “Play on Pedals” realizou aproximadamente 240 eventos pela cidade, nos quais conseguiu engajar mais de 7.000 crianças em idade pré-escolar no ciclismo, como também treinar cerca de 300 adultos a andarem de bicicleta.
O ciclismo pode proporcionar um meio de independência, uma oportunidade para desenvolver novas competências e uma forma de baixo custo para manter um estilo de vida saudável. Esta atividade possui benefícios de saúde física e mental, é sustentável, inclusiva e divertida.
Glasgow tem baixos níveis de expectativa de vida, em comparação com outros centros do Reino Unido, e níveis de atividade física deficientes em adultos e crianças. E, através do engajamento de famílias pelo ciclismo, este projeto trouxe a esperança de uma geração futura mais saudável e feliz.
Veja mais:
- Projeto “Bicicleta na Escola” incentiva o uso da bicicleta pelas crianças
- Conheça a cidade onde crianças de cinco anos vão sozinhas de bicicleta para a escola
- Famílias de bicicleta pela cidade: cidadania e a busca por espaços urbanos mais acolhedores à infância
Com informações de Child in the City.