Estação de bonde subterrânea vira parque em NY
Low Line pretende levar vida e saúde para uma estação de metrô abandonada
O sucesso do High Line – parque construído sobre uma estrutura ferroviária abandonada em Nova York – inspirou os moradores da cidade norte-americana a continuarem buscando a revitalização e reutilização de espaços degradados pelo tempo. Um exemplo é Delancey Street, uma estação de bonde abandonada há mais de 60 anos que pode agora se transformar em um parque subterrâneo.
O projeto, chamado de Low Line, prevê a implantação de postes com placas de energia solar acima do local. Eles fariam parte de um complexo sistema no qual espelhos e cabos de fibra ótica levariam a luz natural para debaixo da terra. Assim, seria possível cultivar um grande número de espécies vegetais.
A intenção é que o espaço sirva não só para o descanso, mas para a realização de uma série de atividades culturais. Para isso, ainda é necessário conseguir a aceitação completa da comunidade.
- 10 atrativos imperdíveis para conhecer em Bonito (MS)
- Onça que simbolizou queimadas no Pantanal vira mamãe
- Parque do Pedroso vai ganhar wi-fi e câmeras de monitoramento
- 10 motivos para conhecer Long Island na próxima viagem à NY
O próximo passo, e o mais difícil, será a campanha de financiamento do projeto. Segundo seus criadores, os fundos deverão vir de uma combinação de doações e incentivo público. Dentro do parque será reservado um espaço limitado para algumas lojas que, com o aluguel, ajudarão a bancar os gastos com a construção e manutenção do parque.