Parque do Pedroso vai ganhar wi-fi e câmeras de monitoramento

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inicia este mês serviços e obras para implantação de wi-fi e câmeras de monitoramento no Parque Natural do Pedroso em Santo André. Diversas melhorias foram realizadas neste espaço de lazer neste ano.

Area de lazer andreense passou pro revitalização neste ano. Foto: Divulgação Semasa.
Créditos: Foto: Divulgação Semasa.
Area de lazer andreense passou pro revitalização neste ano. Foto: Divulgação Semasa.

Os novos serviços fazem parte do pacote de melhorias que a área verde tem recebido desde o ano passado, por meio de compensação ambiental, e integram o plano de ação de revitalização do local. Mais de R$ 1 milhão já foi investido na Unidade de Conservação, desde que as primeiras intervenções tiveram início, com o cercamento de parte do perímetro do parque.

Nesta nova etapa, os frequentadores terão acesso a internet rápida e sem fio, com a instalação da rede de wi-fi em toda a área da visitação. Além disso, o sistema de monitoramento por câmeras vai garantir mais segurança aos visitantes e à equipe que atua diariamente no Pedroso.

“As câmeras vão possibilitar o acompanhamento ao vivo da área, facilitando o trabalho da coordenação do local, e também vão coibir possíveis crimes ambientais, como descarte irregular de resíduos e queima de vegetação, além de invasões, depredações e até mesmo abandono de animais”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior. A previsão da autarquia é de que a instalação dos dois sistemas seja finalizada em 90 dias.

Grafite

Entre março e abril, diversas áreas do Parque do Pedroso, como a marquise, vestiários, quadra, sanitários e outros pontos da área de visitação, ganharam um colorido especial: os artistas Marcos David e Puma, do grupo Guerra de Cores, produziram murais em grafite com elementos que remetem à fauna e à flora do parque.

Os murais são instagramáveis e a população aprovou. “É um ato muito positivo para o parque, que tem uma paisagem linda. Eu mesmo sempre passo por aqui e nunca tirei foto da marquise, mas fiz isso agora porque a pintura me chamou a atenção. Isso traz inspiração e alegria para quem vê, o que inibe até pichações”, comentou o aposentado Odilon Ferreira Santana, de 66 anos, morador do Jardim Santo André.

Revitalização e melhorias

Foram finalizados os serviços de reforma completa do prédio administrativo (localizado em frente ao playground), onde serão alocadas as equipes do Semasa que atuam no Parque, além da reforma dos vestiários e do depósito usados pelos funcionários.

Os sanitários do público e o bebedouro também foram revitalizados e ganharam nova pintura. Foi construída uma área exclusiva para empréstimo das grelhas das churrasqueira e todo o quadro elétrico foi substituído.

Ainda por meio de compensação ambiental, o Semasa adquiriu uma nova tabela de basquete para a quadra e recebeu novos equipamentos para manutenção da área verde, como serras e roçadeiras. Também foram concluídos os trabalhos de parte do cercamento da Unidade de Conservação, no trecho inicial do parque junto à área urbana, com o objetivo de reduzir o descarte irregular de resíduos e possíveis invasões da área de mata.

O Parque Natural do Pedroso foi reaberto ao público nesta última atualização da Fase de Transição do Plano SP. Os frequentadores do espaço devem usar máscara e manter o distanciamento social. O parque fica na Estrada do Pedroso, s/n, e está aberto de domingo a domingo, das 8h às 16h.

#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram