Evento é criticado por colocar crianças para adoção em ‘desfile’

"Adoção na Passarela" é realizado pela Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da OAB-MT e a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara)

Por: Redação | Comunicar erro
crianças para adoção desfilam em passarela
Crédito: Divulgação/OABO evento promove a adoção de crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes órfãos, entre 4 e 17 anos, desfilam em uma passarela, enquanto pessoas interessadas em adotá-los assistem ao “desfile de moda”. A cena ocorreu nesta terça-feira, 21, durante o evento “Adoção na Passarela”, em um shopping de Cuiabá, realizado pela Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da OAB-MT e a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara).

De acordo com o texto publicado no site da OAB do estado, o objetivo do evento, que está em sua segunda edição, é dar visibilidade a crianças e adolescentes que estão aptas para adoção. Ainda segundo o site, é uma noite para que os pretendentes a adoção possam conhecê-las.

A presidente da CIJ, Tatiane de Barros Ramalho, declarou que o evento finaliza diversas ações realizadas durante a Semana da Adoção, que incluíram palestras, seminários e recreações para as crianças.

“A população em geral poderá ter mais informações sobre adoção e os menores em si terão um dia diferenciado, em que irão se produzir, fazer cabelo, maquiagem e usar roupa para o desfile”, disse. Tatiane ainda afirmou que, na última edição do desfile, dois adolescentes, de 14 e 15 anos, foram adotados.

A notícia e as fotos do “desfile” causaram revolta nas redes sociais, com críticas direcionadas à OAB. Muitas pessoas acusaram o evento de objetificar as crianças e adolescentes.

“Sabe o que é isso? É um DESFILE para que pessoas que estão aptas a adotar possam VER essas crianças. UM DESFILE… Como se fosse uma questão superficial e estética ADOTAR UMA CRIANÇA, como se elas fossem objetos de apreciação ou não. Como isso pode acontecer no Brasil.. isso é legal – judicialmente falando? Estou ficando louca? Gente, eu não consigo achar isso aceitável”, afirmou a colunista da Marie Claire, Stephanie Ribeiro, em seu Facebook.

Compartilhe:

Tags: #Direitos
1 / 8
1
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
2
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
3
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
4
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
5
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
6
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
7
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
8
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …