Evento é criticado por colocar crianças para adoção em ‘desfile’

"Adoção na Passarela" é realizado pela Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da OAB-MT e a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara)

Por: Redação Comunicar erro
crianças para adoção desfilam em passarela
Crédito: Divulgação/OABO evento promove a adoção de crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes órfãos, entre 4 e 17 anos, desfilam em uma passarela, enquanto pessoas interessadas em adotá-los assistem ao “desfile de moda”. A cena ocorreu nesta terça-feira, 21, durante o evento “Adoção na Passarela”, em um shopping de Cuiabá, realizado pela Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da OAB-MT e a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara).

De acordo com o texto publicado no site da OAB do estado, o objetivo do evento, que está em sua segunda edição, é dar visibilidade a crianças e adolescentes que estão aptas para adoção. Ainda segundo o site, é uma noite para que os pretendentes a adoção possam conhecê-las.

A presidente da CIJ, Tatiane de Barros Ramalho, declarou que o evento finaliza diversas ações realizadas durante a Semana da Adoção, que incluíram palestras, seminários e recreações para as crianças.

“A população em geral poderá ter mais informações sobre adoção e os menores em si terão um dia diferenciado, em que irão se produzir, fazer cabelo, maquiagem e usar roupa para o desfile”, disse. Tatiane ainda afirmou que, na última edição do desfile, dois adolescentes, de 14 e 15 anos, foram adotados.

A notícia e as fotos do “desfile” causaram revolta nas redes sociais, com críticas direcionadas à OAB. Muitas pessoas acusaram o evento de objetificar as crianças e adolescentes.

“Sabe o que é isso? É um DESFILE para que pessoas que estão aptas a adotar possam VER essas crianças. UM DESFILE… Como se fosse uma questão superficial e estética ADOTAR UMA CRIANÇA, como se elas fossem objetos de apreciação ou não. Como isso pode acontecer no Brasil.. isso é legal – judicialmente falando? Estou ficando louca? Gente, eu não consigo achar isso aceitável”, afirmou a colunista da Marie Claire, Stephanie Ribeiro, em seu Facebook.

Compartilhe:

Tags: #Direitos
1 / 8
1
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
2
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
3
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
4
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
5
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
6
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …
7
04:35
Facada em Bolsonaro completa um ano com mais uma cirurgia
O presidente Jair Bolsonaro, comemorou junto à imprensa nesta sexta-feira, 6, o que chamou de “aniversário” de um ano da …
8
10:37
Entenda a mente do Bolsonaro por Alexandre Frota e Fernando Holiday
Os deputados, ex-aliados do governo Bolsonaro, Alexandre Frota (PSDB) e Fernando Holiday (DEM) estiveram na Catraca Livre e falaram sobre …