Evento é criticado por colocar crianças para adoção em ‘desfile’

"Adoção na Passarela" é realizado pela Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da OAB-MT e a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara)

Por: Redação
crianças para adoção desfilam em passarela
Crédito: Divulgação/OABO evento promove a adoção de crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes órfãos, entre 4 e 17 anos, desfilam em uma passarela, enquanto pessoas interessadas em adotá-los assistem ao “desfile de moda”. A cena ocorreu nesta terça-feira, 21, durante o evento “Adoção na Passarela”, em um shopping de Cuiabá, realizado pela Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da OAB-MT e a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara).

De acordo com o texto publicado no site da OAB do estado, o objetivo do evento, que está em sua segunda edição, é dar visibilidade a crianças e adolescentes que estão aptas para adoção. Ainda segundo o site, é uma noite para que os pretendentes a adoção possam conhecê-las.

A presidente da CIJ, Tatiane de Barros Ramalho, declarou que o evento finaliza diversas ações realizadas durante a Semana da Adoção, que incluíram palestras, seminários e recreações para as crianças.

“A população em geral poderá ter mais informações sobre adoção e os menores em si terão um dia diferenciado, em que irão se produzir, fazer cabelo, maquiagem e usar roupa para o desfile”, disse. Tatiane ainda afirmou que, na última edição do desfile, dois adolescentes, de 14 e 15 anos, foram adotados.

A notícia e as fotos do “desfile” causaram revolta nas redes sociais, com críticas direcionadas à OAB. Muitas pessoas acusaram o evento de objetificar as crianças e adolescentes.

“Sabe o que é isso? É um DESFILE para que pessoas que estão aptas a adotar possam VER essas crianças. UM DESFILE… Como se fosse uma questão superficial e estética ADOTAR UMA CRIANÇA, como se elas fossem objetos de apreciação ou não. Como isso pode acontecer no Brasil.. isso é legal – judicialmente falando? Estou ficando louca? Gente, eu não consigo achar isso aceitável”, afirmou a colunista da Marie Claire, Stephanie Ribeiro, em seu Facebook.

Compartilhe:

1
Chuva forte deixa São Paulo debaixo d’água
A chuva que começou ontem não deu sinal de trégua e fez São Paulo amanhecer debaixo d’água nesta segunda-feira, 10. …
2
Coronavírus: aviões da FAB vão retirar brasileiros de Wuhan, na China
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram nesta quarta-feira, 5, em direção a Wuhan, na China, para retirar os …
3
BBB20: Mulheres decidem o destino de Pétrix Barbosa
A união das mulheres  decidiu o destino de Pétrix não apenas no Big Brother Brasil 20, mas também fora da …
4
Damares Alves: abstinência sexual, protesto e contradição?
Por que este grupo de mulheres deu as costas para a ministra Damares Alves enquanto ela defendia sua política de …
5
Bolsonaro e a demissão do secretário que viajou com jato da FAB
O presidente Jair Bolsonaro anunciou em sua conta no Twitter que vai tornar sem efeito a nomeação de José Vicente …
6
Visibilidade trans: a história de Thais de Azevedo
O que é violência para você? Para Thais de Azevedo essa pergunta resume uma trajetória de vida. Como mulher trans, …
7
Qual o impacto do feminismo na periferia ? Luana Hansen dá a letra
Dj, MC e produtora musical, Luana Hansen fez e faz história no movimento hip hop há, pelo menos, duas décadas. …
8
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido.Era …