Evento convida população a plantar árvores em parques de SP

O encontro comemora o Dia da Mata Atlântica

Ação da SOS Mata Atlântica realizada em 2016

Você sabia que a mata atlântica é uma das florestas mais ricas em diversidade de espécie e ameaçadas do planeta?

Em comemoração ao Dia da Mata Atlântica (27 de maio), a Fundação SOS Mata Atlântica vai promover uma ação voluntária em cinco parques de São Paulo: Água Branca, Horto Florestal, Trianon, Ecológico Profª Lydia Natalizio Diogo e Ecológico do Tietê. A iniciativa acontece no próximo domingo, das 9h às 12h.

O evento “Viva a Mata – Seja Voluntário no Dia da Mata Atlântica” convida a população a participar de atividades como mutirões de limpeza e plantio de mudas de árvores nativas do bioma. Para participar, o interessado deve ter mais de 18 anos ou estar acompanhado por um responsável, além de ter tomado a vacina contra a Febre Amarela há 10 dias, no mínimo. A inscrição deve ser feita por este link e dá direito a um certificado de participação.

Segundo Marcia Hirota, diretora executiva da instituição, a ação pretende estimular a valorização da mata atlântica e dos parques, além de engajar a sociedade na conservação e apoio à gestão destes espaços. Para ela, as pessoas precisam se apropriar destes locais, que são da sociedade.

O plantio acontece em cinco parques de São Paulo

“Decidimos comemorar a data de um jeito diferente para dar protagonismo às pessoas, visando promover a cidadania sustentável. Levar o Viva a Mata para diversas regiões da cidade permite despertar nas pessoas o engajamento social e apoio ao meio ambiente. Tudo isso perto de suas casas, ou seja, algo que pode ser feito no dia-a-dia durante o ano todo”, afirma a diretora.

As atividades realizadas serão definidas em parceria com os gestores dos parques e atenderão as necessidades de cada local. “O voluntariado é um importante aliado da conservação ambiental e esperamos que muitas pessoas se sensibilizem e se engajem neste dia especial”, explica Marcia.

O Viva a Mata 2018 conta com o apoio das secretarias Estadual do Meio Ambiente (SMA) e Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), além do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

  • Leia também: