Filmes na Netflix para entender como nasce sociedade autoritária
O tema autoritarismo ficou em evidência no Brasil com os debates recentes sobre fascismo e ditadura nas eleições 2018
As eleições brasileiras de 2018 entrarão para a história por diversos motivos: seja pelo impacto das redes sociais no pleito e a utilização controversa das mesmas pelos candidatos e seus apoiadores [o escândalo do WhatsApp é um bom exemplo disso]; ou pelos debates suscitados ao longo dos últimos meses e o medo crescente de parte majoritária das minorias sociais [negros, LGBTs, mulheres etc.] que temem a perda de direitos com a ascensão de um Congresso cada vez mais conservador, com políticos que expressam ideologias e pensamentos similares ao fascismo e ao nazismo.
Tanto o fascismo de Benito Mussolini na Itália, quanto o nazismo de Adolf Hitler na Alemanha, movimentos reconhecidos mundialmente por suas atrocidades, foram caracterizados por regimes autoritários e totalitaristas, que acabaram gerando a Segundo Guerra Mundial, provocando a morte de dezenas de milhões de pessoas.
Ainda no tocante ao século XX, outros governos ditatoriais e/ou autoritários [caracterizados por contraporem o sistema democrático de direitos] acabaram se evidenciando, como o comunista de Josef Stalin e os militares que tomaram conta da América Latina, como no Brasil, Chile e Argentina – sendo esses os mais conhecidos.
Um governo autoritário é caracterizado principalmente por obediência absoluta ou cega à autoridade, oposição às liberdades individuais e expectativa de obediência inquestionável da população e supressão da democracia, sob riscos de punição em caso de contraversão ao regime vigente.
Na Alemanha nazista estabeleceu-se o holocausto, que caçou e dizimou pelo menos seis milhões de judeus. Ainda, o regime imposto por Adolf Hitler perseguia comunistas, negros, homossexuais e ciganos, na tentativa de criar uma “raça pura, ariana” de soberania branca/alemã.
Em relação aos governos militares, como o verde e amarelo que perdurou de 1964 e 1985, e foi responsável por centenas de mortes e desaparecidos, o “medo” do comunismo levou ao golpe de estado e, consequentemente, às práticas de torturas, repressão às liberdades individuais, controle dos meios de comunicação e perseguição àqueles cujas ideologias políticas divergissem dos militares, autorizadas pelos líderes no poder.
A democracia brasileira, aliás, tem se tornado um dos tópicos mais debatidos ao longo de todo o pleito presidencial. Desde o último final de semana, os temores de um possível ataque às instituições democráticas no país foram reacendidos após insinuações feitas pelo filho do presidenciável Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, que ameaçou o Supremo Tribunal Federal (STF) em um vídeo que passou a viralizar na web.
Após a repercussão do caso, alguns ministros do STF repudiaram a declaração do deputado federal classificada como “golpista” e “antidemocrática”. Inclusive o presidente da Suprema Corte do Brasil, o ministro Dias Toffoli, que recentemente minimizou a ditadura de 1964-1985.
É oportuno ressaltar que nas sociedades regidas por governos autoritários, em que impera o desejo de criação de uma sociedade unitária, os direitos humanos são, não raro, violados. Nesse contexto, movimentos sociais que lutam por liberdade e pela garantia de seus direitos ganham destaque e se tornam inimigos do Estado. Por isso, na lista incluímos produções que focam na luta de grupos pelos direitos humanos, como Selma, que marcou a luta pelos direitos civis da população negra nos Estados Unidos.
Abaixo, confira 10 filmes que constam no catálogo da Netflix que lhe ajudarão a entender melhor o que é um governo autoritário e como eles começam.
Get Me Roger Stone
Este documentário aborda um dos nomes por trás da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. Roger Stone é um operador político que ganhou forma durante o governo norte-americano de Nixon. Desde os anos 1980 ele tentava convencer o bilionário magnata a concorrer à presidência dos EUA.
Assim como Trump, Stone é um mestre na manipulação através de discursos eloquentes e ambos são ávidos por poder.
Hitler – uma carreira
Este documentário mostra como o talento de Adolf Hitler para manipular e vender sua imagem o levou de suas origens humildes ao domínio do seu país e além.
O experimento de Milgram
A verdadeira história dos controversos experimentos psicológicos de Stanley Milgram, que revelaram verdades perturbadoras sobre o comportamento humano.
“Experimentos” discorre sobre como a alienação pode provocar danos irreparáveis e como o poder de influenciar pode fazer surgir um poder autoritário e controlador sem que aqueles que estão sendo manipulados possam perceber.
Perigo real e imediato
O superespião Jack Ryan descobre uma “guerra às drogas” inconstitucional com soldados americanos e percebe que ele está sendo usado de bode expiatório.
Watchmen – O Filme
Em uma terra paralela, no ano de 1985, super-heróis são proibidos de usar seus poderosos mesmo sob ameaça de uma guerra nuclear.
Winter on fire: ukraine’s fight of freedom
O que era uma manifestação pacífica de estudantes se converte em noventa e três violentos dias de revolução na luta pelos direitos civis na Ucrânia.
Spartacus
Este filme épico retrata o surgimento de um exército de escravos liderado por Espártaco, um ex-gladiador que ameaça a soberania de Roma.
Inimigo do estado
Um advogado de sucesso de Washington se vê fugindo de um perigoso agente da segurança nacional depois que um hacker coloca um vídeo incriminador em seu bolso.
Selma – Uma luta pela igualdade
Diante de violentos ataques rascistas, Martin Luther King Jr. lidera um protesto no Alabama que culmina na marcha histórica da cidade da cidade de Selma a Montgomery.
O doador de memórias
Em uma sociedade do futuro sem adversidades nem liberdade de escolha, um jovem descobre uma verdade impactante e se vê obrigado a revelá-la.